Laminado de Madeira: O que é? É durável? Quanto custa? Saiba Tudo

Laminado de Madeira: O que é? É durável? Quanto custa? Saiba Tudo.

Resistência, Garantias oferecidas e os preços - Conheça todas as características deste Piso.

o que é laminado de madeira

O Laminado de Madeira tem se tornado muito popular no Brasil. Nos Estados Unidos represente 12% do mercado de pisos e na Europa 18%. Mas será que é de boa qualidade? Vamos analisar ponto a ponto.

1- O que é Piso Laminado?


É um piso industrializado que imita fielmente os padrões da madeira, com cores e texturas. A estrutura do piso é feita de HDF (Tábuas de fibra de alta densidade). A camada superior é um filme decorativo que reproduz fotograficamente as características da madeira. Esta lâmina decorativa recebe sobre ele uma camada cristalina de Alta Resistência (overlay).

A instalação do laminado de madeira é feita pelo método flutuante, ou seja, não são grampeados nem aparafusados ao chão. As réguas são encaixadas umas nas outras, com ou sem cola (click), através de um sistema macho-fêmea. O fundo das réguas é revestido por uma camada denominada balanço, que auxilia na estabilidade e impermeabilidade da peça. Overlay e substrato de HDF

2- Piso Laminado é durável?

Durabilidade do laminado de madeira

Na verdade esta pergunta está incompleta. Devemos nos perguntar: "Durável para qual ambiente?", "Em quais condições de uso?". Portanto, a resposta para esta pergunta é: Qualquer piso instalado e utilizado dentro das especificações de uso é durável. Então precisamos aprender a escolher o piso adequado para cada caso. De acordo com a resistência do produto, conforme descrito abaixo.

Resistência à Abrasão ( Riscos e Arranhões):

Os laminados são submetidos a um teste de abrasão (Veja o vídeo abaixo). Este teste mede a resistência aos arranhões e consiste em submeter o piso a giros de um peso de 500g envolto  numa lixa de grana 100. A resistência é determinada pelo número de ciclos que o piso suporta antes de apresentar danos visíveis. Os pisos AC1 suportam mais de 900 ciclos, AC2 mais de 1500 C, AC3 mais de 2000 C, AC4 mais de 4000 C e AC5 mais de 6000 C. (Conforme a norma ABNT NBR 14833-1:2009). Cada um destes tipos é recomendada para um ambiente diferente. Veja esta tabela de indicação de uso:

piso laminado: classe de resistência à abrasão

Video: Como é feito o Teste de Resistência à abrasão.

3- Quanto Custa o Piso Laminado?

Clique no link abaixo para ver uma tabela completa que preparei com comparações de preços, características e Garantias de Piso Laminado para as principais marcas disponíveis.

Durafloor, Eucafloor ou Floorest?

Essa matéria foi útil para você? Ajude-me curtindo minha página no Botão Abaixo:

One thought on “Laminado de Madeira: O que é? É durável? Quanto custa? Saiba Tudo

  1. Fremioth Viegas disse:

    Gostaria de saber como rematar o pavimento flutuante, que dá acesso a outra divisória, que nao tem pavimento flutuante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>