4 Tipos de Piso Flutuante de Madeira: Qual é Melhor?

4 Tipos de Piso Flutuante de Madeira: Qual é Melhor?

Todo revestimento que não é fixado ao chão pode ser chamado de piso flutuante de madeira. Por isso é uma ótima opção para quem quer fazer uma obra rápida e sem sujeira. Existe uma infinidade de tipos e cores para todos os gostos de decoração, como você verá abaixo.

Nesse vídeo você vai entender melhor como funciona o piso flutuante de madeira

Veja esta tabela de comparação de preços do piso flutuante:

seta-vermelha-curva

 

preço de piso de madeira

 

.

Os 4 Tipos de Pisos Flutuantes de Madeira:

1 - Piso Laminado de Madeira:

O piso laminado é um piso flutuante de madeira de encaixe, com visual fiel à madeira, compostos por 4 camadas: O substrato (miolo) é feito de HDF, que são Tábuas de Fibra de Alta Densidade; O filme decorativo é uma camada que recebe a impressão fotográfica dos veios, texturas e cores da madeira.

A camada superior desse piso flutuante de madeira é o "overlay", uma película cristalina de alta resistência; E o fundo da régua do piso (balanço) auxilia na estabilidade e impermeabilidade do piso de madeira flutuante.

Resistência do piso laminado flutuante de madeira:

Resistência ao Atrito do piso laminado madeira: São classificados de AC2 até AC5, podendo ser usados desde ambientes residenciais até comerciais de alto tráfego como shoppings e academias. (Veja ao lado o vídeo do Teste de Resistência a abrasão do piso laminado flutuante). O AC2 suporta acima de 1500 ciclos de desgaste e o AC5, mais de 6.000 ciclos.

O piso laminado flutuante e a umidade:

Os pisos laminados não são à prova d'agua, como qualquer piso flutuante de madeira. Por isso não devem ser instalados em áreas molhadas e devem ser limpos com pano umedecido. Também não pode ser usado sabre pisos com infiltrações.

Os pisos laminados de madeira são altamente resistentes contra manchas causadas por acidentes com líquidos, pois sua superfície não é porosa, ao contrário de outros revestimentos (por exemplo, os porcelanatos polidos).

2 - O carpete de madeira também é um piso flutuante de madeira

O carpete de madeira é um piso flutuante  industrializado de madeira  com réguas prontas . A estrutura é feita de madeira compensada, sobre a qual é fixada uma lâmina decorativa fina, com 0,6 milímetros de espessura. Que é uma película de madeira natural com 5 a 10 camadas de verniz. As réguas do piso são coladas umas nas outras sem serem travadas no chão. 

Comparados com os Pisos Laminados são menos resistentes. Pois suportam menos de 900 ciclos no teste de abrasão, enquanto os laminados suportam entre 1500 e 6.000 ciclos (Veja o teste no vídeo acima). O que causa esta diferença é a camada protetora cristalina (overlay) presente nos pisos laminados, que é um piso flutuante de madeira melhor que o carpete de madeira.

3 - Piso vinílico - um piso flutuante de PVC

O piso vinílico é  um pisos de PVC fabricado em manta. Se for instalado com cola não é considerado um piso flutuante. Mas se for em réguas que se encaixam pelo sistema click, então trata-se de um piso flutuante de PVC.  A estrutura dos pisos vinílicos de régua é composta por várias camadas de PVC. Esta estrutura recebe um filme decorativo com padrões que reproduzem a beleza da madeira. Sua superfície é coberta pelo que chamamos de Capa de Superfície, que protege o piso contra desgastes.

A resistência do piso vinílico varia desde uso residencial até uso em indústrias de tráfego pesado. Isto vai depender da espessura da Capa de Superfície, que determinará a indicação de uso do piso flutuante de PVC, especificada na embalagem do produto. O PVC é muito resistente à água. Porém não é indicado para áreas molhadas, principalmente se for em manta colada, pois a água pode descolar o piso. Os vinílicos tem ótima resistência a manchas.

4 - Piso flutuante de madeira estruturado

O piso flutuante estruturado de madeira é um piso de Madeira Maciça, porém, apenas sua camada superficial é de madeira natural, a chamada de Capa Serrada, que varia de 3 a 5 mm de espessura. Sua base é feita de uma sucessão de camadas de fibra, sobrepostas em direções cruzadas. Isto faz com que o Piso Flutuante Estruturado tenha mais estabilidade do que o piso de madeira tradicional. Uma capa de madeira maciça nobre é fixada sobre a base. Por fim, o piso recebe até 10 camadas de verniz protetor.

Resistência e restauração piso estruturado de madeira :

É possível restaurá-lo o piso estruturado, pois ele aceita ser lixado de 3 a 4 vezes. A instalação é feita por cola aplicada nos encaixes macho-fêmea das réguas do piso. Esse tipo de piso flutuante de madeira tem a mesma resistência a riscos do piso de madeira tradicional (assoalho). Porém os assoalhos duram mais, porque podem ser restaurados mais vezes.

10 thoughts on “4 Tipos de Piso Flutuante de Madeira: Qual é Melhor?

  1. Tiara disse:

    Estou fazendo uma academia. Estou colocando piso laminado da Eucaflor. Gostaria de saber se aguenta peso das máquinas e de um carro modelo jeta.

  2. jucelia disse:

    boa tarde, Ciro
    Estou montando uma academia para minha filha e qual piso vc poderia recomendar, um andar seria musculação e o segundo ballet , preciso de um piso apropriado para o ballet pq ela já operou o joelho duas vezes , não queria trazer esses transtornos para as suas alunas, pelo menos usar o piso correto.

  3. ivanete fossatto de souza disse:

    Boa tarde estou planejando trocar o piso do meu apartamento qual desse risca menos

  4. Elida Nunes Zini disse:

    ola! esse piso é indicado para usar em uma sala de musculação onde tem peso livre?

  5. Midiam Silva Pinheiro disse:

    Quero trocar o piso da academia. Vi que o custo beneficio do piso vinílico é mais caro do que o piso de madeira.Posso colocar o piso de madeira?

  6. Michelle Lago Morbeck disse:

    Então nenhum dos pisos flutuantes suportam o peso do meu carro Ciro?

  7. Michelle Lago Morbeck disse:

    Olá. Estou pensando em transformar minha garagem em uma sala Black Box para aulas de dança, porém, meu carro precisa continuar sendo guardado neste espaço. Devo comprar o piso laminado? Ele irá suportar o peso do meu carro e ao mesmo tempo evitar que eu tenha lesões nas aulas de ballet?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Michelle, não vai aguentar não.

  8. Beatriz disse:

    Bom dia,

    Estou estudando trocar o piso no meu apartamento. Hoje tenho piso laminado e penso em colocar um piso vinilico em régua.
    Entre as opções holey laminado de madeira e acquafloor vinilico. Qual o mais resistente à abrasão? Na busca pelo vinilico esse outro laminado foi me oferecido como mais resistente à abrasão (arranhões )

    Atenciosamente,
    Beatriz

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Beatriz, não tenho conhecimento dessas marcas que você citou, fico te devendo essa, Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>