Piso Porcelanato ou Laminado? A Palavra do Profissional

Piso Porcelanato ou Laminado? A Palavra do Profissional

Comparação completa ponto a ponto entre o piso porcelanato e o piso laminado. Descubra as vantagens e desvantagens e tome cuidado para não cometer alguns erros básicos na hora de comprar seu piso.

Existem muitos tipos de porcelanato. Por isto vamos analisar os 3 grupos mais comuns no comércio: Esmaltado, Polido sem proteção e Polido com proteção.

Os porcelanatos esmaltados são muito resistentes à água, riscos e manchas. Isto ocorre porque são revestidos de uma camada superficial de esmalte. A aparência destes pisos é semelhante à cerâmica tradicional.

Os porcelanatos polidos são aqueles que proporcionam uma superfície espelhada. Este tipo não possui camada de esmalte e o seu brilho é obtido através do polimento, assim como os granitos e mármores.

Desse modo, são menos resistentes à riscos do que os esmaltados. Outro ponto muito importante sobre estes porcelanatos é que o processo de polimento abre poros na superfície das peças, que não são visíveis a olho nu.

Assim, quando ocorrem acidentes com líquidos manchadores, como vinho, existe uma grande chance do piso manchar,  pois o líquido penetra nos poros do porcelanato.

Mas nem tudo está perdido, existe um sistema de proteção anti-manchas para os porcelanatos polidos, comercialmente chamado de Super-gloss, Glossy, Protetiva ou Nanotecnologia. A proteção vem de fábrica e consiste em micro cristais de silicone que preenchem os poros e impedem a ocorrência de manchas. Esta proteção irá durar de 1 a 5 anos dependendo do cuidado com o piso. Mas atenção, o porcelanato que não mancha é mais caro, geralmente, a partir de 50,00 / m2.

Agora que conhecemos um pouco dos porcelanatos, vamos comparar com o Piso Laminado. Use os tópicos a seguir para te ajudar na hora de escolher:

1- Se tiver umidade brotando do seu piso, não use laminado, dê preferência ao porcelanato ou cerâmica. Estes últimos são muito mais resistentes à umidade ascendente.

2- Em áreas externas ou áreas molhadas, como cozinha, banheiro, áreas de serviço não coloque laminado.

3- O porcelanato polido com proteção anti-mancha ficará um pouco mais caro do que o piso laminado, pois além do preço do material ser maior (a partir de 50,00), a mão de obra para instalação de porcelanatos gira em torno de 30,00 / m2. Somando as perdas de material, rejunte e argamassa, não sairá por menos de 100,00 / m2.

4- O porcelanato é um piso frio, pois transmite sensação de que está gelado quando entra em contato com a pele nos dias frios. Já o laminado é um piso quente confortável ao toque.

5- Se sua casa fica em ambientes com muita areia, como ruas sem calçamento ou próximo à praia. Evite o piso laminado e os porcelanatos polidos. Dê preferência para os esmaltados.

6- Quanto à resistência aos arranhões, tanto os laminados como os polidos necessitam de alguns cuidados na sua conservação, como usar feltros nos pés dos móveis, capachos nas portas e colocar rodízios de poliuretano ou silicone nos movíeis, pois os tradicionais, de nylon, são muito abrasivos.

7- A instalação do laminado é rápida e sem sujeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>