6 Ótimas Ideias para Transições em Pisos – Decoração

6 Ótimas Ideias para Transições em Pisos

Madeira, cerâmica e pedra. Como fazê-los trabalhar juntos?


Uma dúvida muito frequente é decidir onde começar e terminar um piso quando você quer usar mais de um material. Principalmente em casas com salas conjugadas, isto pode ser um verdadeiro quebra-cabeça. Alguns erros podem transformar seu chão numa colcha de retalhos. Mas aqui vão alguns ótimos exemplos mostrando como alguns designers de sucesso lidaram com esta situação.

piso em pastilhas com madeira no banheiro

Nem sempre há um local óbvio para mudar o piso de um material para outro. Com um pouco de imaginação você pode alcançar alguns resultados interessantes. A ideia para este post veio desta foto. As bordas vivas e onduladas da madeira criam um look bem interessante. Lembrando as ondas do oceano que avançam pela areia. Um tema relacionado a água bem apropriado para um banheiro.

hall com piso de pedra combinado com piso laminado

As entradas são áreas onde normalmente queremos mudar o piso. Pedra e cerâmica são ótimas opções para suportar a unidade e o rastro de sujeira que vem de fora. Enquanto a madeira é excelente para o restante da casa. Nesta hall de entrada, as cores da pedra aproveitam os tons da madeira, o que faz com que estes dois materiais fiquem muito bem próximos um do outro.

sala de estar com piso cerâmico combinado com piso de madeira

Em espaços abertos da casa, a entrada pode não ter um ponto óbvio para início e término da transição. Nesta casa foi feito um piso cerâmico num espaço restrito, delimitando a área da entrada. A cerâmica forma um caminho conduzindo ao corredor. O assoalho de madeira é usado para as áreas remanescentes. Uma coisa interessante sobre este ambiente é que as manchas escuras do piso em diagonal têm um tom próximo do piso de madeira, por isto eles funcionam bem estando próximos. O padrão em diagonal também cria um contraste interessante com o padrão linear do piso de madeira.

combinação de madeira e granito

Neste corredor de entrada, peças de granito correm lado a lado com piso de madeira de ambos os lados, quase como um tapete de granito. A combinação tom sobre tom é fantástica, com o uso de cores escuras em ambos materiais. 

bela transição de piso laminado e mármore

Este designer teve uma ideia similar, mas inverteu os materiais, escolhendo a madeira para a passagem central e o piso de pedra conduzindo por fora aos cômodos adjacentes. Repare na direção transversal da madeira percorrendo o hall para que não fique parecendo uma pista de boliche. Outro detalhe é que as pedras foram assentadas na direção oposta à da madeira.

piso verde limão para cozinha em contraste com piso de madeira em carvalho claro

As cozinhas são outro lugar onde o piso pode mudar. Este verde limão fica simplesmente deslumbrante ao lado do brilho natural da madeira. O mesmo tom de madeira é encontrado nos armários da cozinha, criando uma bela conexão.

Portanto, você não tem que usar o mesmo piso na casa toda para fazer com que pareça maior, boas transições irão assegurar que seu piso flua graciosamente de espaço para espaço.

Gostou?  

fonte: http://www.houzz.com/ideabooks/356574/list/20-Great-Examples-of-Transitions-in-Flooring

22 thoughts on “6 Ótimas Ideias para Transições em Pisos – Decoração

  1. Tatiana disse:

    Boa Tarde!!!Tenho piso laminado na minha sala e decidi aumentar entao tem uma parte em cimento.Tem como eu continuar emendando no que ja tenho ou tenho que trocar tudo???

  2. Joyce Mariza disse:

    Olá bom dia! primeiramente parabéns pelo site!
    Segundo, estou construindo com meu marido uma casa térrea, gostaria de piso laminado na sala… corredor, quartos e closet. Banheiro e cozinha (americana com sala de jantar) com piso frio ou porcelanato.
    Como faria a transição?
    Ficaria muito estranho? rs

  3. Elisete A.C. Miotto disse:

    Estou colocando laminado em minha casa, porém na cozinha quero fazer metade de porcelanato e metade de laminado, mão quero usar aquele terminal do laminado pois vai ficar no meio da cozinha, tem alguma solução, como colar o laminado, ou emparafusar ? Favor mandar a resposta no meu email.

    Muito Obrigado

    Elisete

    email : elise_teac@hotmail.com

  4. Aloha disse:

    Olá Ciro, pretendo trocar uma faixa de piso de madeira (laminado 7cm x 19mm espess.) de cerca de 4m x 70cm da sala, por algum tipo de piso frio, na transição para uma varanda externa aberta, ao longo de uma porta de correr de vidro. Alguma restrição para o ladrilho hidráulico? Tanto para ladrilho hidráulico quanto para piso cerâmico, peço informar que espaçamento usar entre as peças e qual o rejunte ideal a ser usado.
    Grato!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Aloha, pode colocar o ladrilho, mas acho que vai dar um dente, já que a espessura do ladrilho assentado é de 10mm, então seria necessário usar um perfil redutor nessa transição. Quanto ao espaçamento entre as peças depende do tamanho da peça e da composição do material, somente o fabricante poderá indicar isso.

  5. Rosana Pereira disse:

    Bom dia Ciro!
    Piso meu quarto e sala são de taco (que eu adoro!) acontece que já são muito antigos, foram raspados e sintecados e agora estão soltando o rejunte e “camada fina” existente neles.

    Posso colocar piso laminado por cima deles para evitar sujeira, poeira e quebra-quebra ?

    No aguardo breve
    Rosana

    1. Ciro Miranda disse:

      Se for piso térreo não, por causa de umidade, se for pavimento superior pode, mas tem que estar bem nivelado e não pode ter taco soltando.

  6. leonor disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se posso colocar piso laminado por cima de ardósia, meu apartamento sala e quarto é em ardósia encerada. Obrigado e aguardo informações mais detalhadas.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Leonor, a princípio pode sim, desde que o piso de ardósia esteja bem nivelado.

  7. Débora disse:

    Ciro boa noite!
    Quero colocar piso laminado em minha casa mas não quero tirar o rodapé. Posso colocar um rodapé de madeira embutindo o de piso?

    1. Ciro Miranda disse:

      O piso laminado tem que ficar a uma distancia de 10 mm da parede para dilatar. Assim o seu piso teria que ficar a 2cm da parede (1cm do rodapé antigo + 1cm da junta de dilatação). Acho bem difícil você encontrar um rodapé que tenha 2 cm de espessura e ainda por cima seja oco por trás para embutir o rodapé antigo

  8. Denise disse:

    Olá Ciro, estou nesse dilema com meu apartamento.
    Quero colocar laminado na sala e nos quartos e piso vinilico na cozinha porém a diferença de espessura entre os pisos me preocupa.

  9. Denise disse:

    Olá Ciro, estou nesse dilema com meu apartamento.
    Quero colocar laminado na sala e nos quartos e piso vinilico na cozinha porém a diferença de espessura entre os pisos me preocupa.
    Daria pra colocar mesmo ele ficando mais baixo?
    ou tem alguma coisa a fazer para corrigir esse problema
    Abraços

  10. Marilene disse:

    Minha casa é antiga o piso está descascando estou na dúvida de colocar laminado e tem outro problema o rodapé e já pintamos a casa.

    Desde já agradeço

  11. Aline Castro Almeida disse:

    Olá, em minha casa o piso é de ardósia, gostaria de trocar por piso laminado, só gostaria de saber se eu poderia colocá-lo sem ter que tirar a ardósia ou seja por cima do piso de ardósia?

    Atenciosamente.

  12. GABRIELA disse:

    Olá Ciro, estou nesse dilema com meu apartamento.
    Coloquei porcelanato na cozinha e banheiros e gostaria de colocar laminado no restante do apartamento (sala e quartos) porém a diferença de espessura entre os pisos me preocupa.
    Daria pra colocar o laminado mesmo ele ficando mais baixo? A cozinha é aberta para a entrada do apartamento e para sala, eu queria que ficasse uma emenda legal.

  13. Andressa Negrini disse:

    Boa noite! As portas e janelas da minha casa são de Madeira Angelin pedra na cor mogno. Hoje o piso e taco da mesma cor, porém vamos trocar. Posso colocar um laminado claro nos quartos ou devo combinar com a cor das portas. Na sala, copa e corredor quero colocar porcelanato. Devo combinar as cores com algo?

    1. Ciro Miranda disse:

      Alá Andressa, não tem problema nenhum colocar laminado na cor clara, o piso não precisa ser da mesma cor das portas, o que você tem que prestar mais atenção é na hora de combinar com a cor das paredes.

  14. Neuza de Paula disse:

    Olá!, tenho as seguintes dúvidas; atualmente tenho um piso BRANCO NOVO em minha casa, posso somente colocar o laminado sem os rodapés. assim aproveitando o meu rodapé branco?
    mesmo sendo um laminado escuro? o que posso fazer para aproveitar melhor o meu rodapé BRANCO? e se eu colocar somente laminado no quarto do casal ficará feio?
    Mediante as pedras mármores de cada porta, elas serão cobertas pelo laminado? Me ajudem nestas dúvidas por favor. Grata, Neuza de Paula.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Neuza, se você quiser aproveitar o rodapé é possível. Aí terá que usar uma peça chamada perfil piso-parede nos cantos. É como um perfil de PVC que vai contornar as bordas do piso. Eu particularmente acho bem melhor se o piso estiver embutido por baixo do rodapé.
      Não tem problema usar piso escuro com rodapé branco. Mas a cor da parede vai influenciar, aí cada caso é diferente. Abs!

  15. Nubia Bastos disse:

    Eu tenho um ap que tem o piso de cerâmica e gostaria de trocar para laminado.
    Como não conheço, gostaria de uma orientação.
    posso mandar as fotos para que vcs me orientem?
    Mto grata.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Nubia,
      não entendi bem qual é a sua dúvida, mande outra pergunta para que eu possa ajudá-la. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>