Colocação de piso laminado – Vídeo passo a passo

Colocação de  piso laminado – Vídeo passo a passo. Eucafloor.


Os pisos laminados Eucafloor, além de lindos são fáceis de instalar, sem barulho nem sujeira, veja como é simples o processo de colocação de piso laminado:

Antes de começar a instalação é importante tomar alguns cuidados:

Ambiente:

- Deixe as réguas no local de colocação do piso por 48 horas, sem abrir a caixa, para sua adaptação à temperatura e umidade do ambiente, mantendo-as na posição horizontal. Nunca armazene as réguas na posição vertical, nem apoiadas apenas nas extremidades.

Contrapiso:

O contrapiso deve estar limpo, seco e regular. Sem imperfeições superiores a 3 mm e isento de umidade. Para testar a umidade fixe pedaços de plástico com fita adesiva em diversas áreas do contrapiso. Após 48 horas, observe se há marcas de condensação ou escurecimento do contrapiso no local onde será colocado o piso laminado.

Ferramentas para colocar o piso laminado:

Reúna as ferramentas e acessórios para uma instalação segura e eficaz: esquadro, alavanca, bloco batedor, martelo, espaçadores, trena, cinta de tração, pregos de aço, serra manual, esmeriladeira, serra tico-tico, serra circular, serra de meia esquadria.

Modulação:

Verifique os ângulos, esquadros e imperfeições das paredes. Meça o local e calcule quantas réguas serão dispostas em cada fileira levando-se em conta o sentido de instalação do piso laminado escolhido: transversal, longitudinal ou diagonal.

Arremates e batentes:

Para um acabamento perfeito os batentes devem ser cortados. Com o auxílio de um lápis, marque nos batentes a parte a ser cortada. O corte deve ter a profundidade de 15 mm para permitir a dilatação do piso.

Nos vãos das portas, fixe o perfil base no contrapiso com bucha S5 e parafuso de cabeça chata, sobre os perfis serão instalados os acabamentos das passagens. Certifique-se de que a porta tem livre movimentação sobre o piso, levando em conta a espessura do piso e da manta. Caso isto não ocorra ela deve também deve ser cortada.

Instalação do Piso Laminado:

Cubra o contrapiso com a manta Eucafloor de 2 mm com as bordas adesivadas sobrepostas. A manta deve sempre ser instalada no sentido oposto de piso, ou seja, transversal às réguas, e com o logotipo Eucafloor com a face voltada para o contrapiso.

Faça as marcações no piso e corte as réguas do lado do balanceador (parte de baixo), evite o corte do lado decorativo. Coloque a primeira fileira de réguas com o lado fêmea voltado para a parede. Coloque espaçadores entre a régua e a parede, assegurando um espaço de dilatação de 8  a 10 mm.

Aplicação da cola PVA D3 Eucafloor:

Aplique uma camada de cola PVA D3 Eucafloor no lado fêmea das réguas. Em quantidade suficiente para que ao pressionar as réguas em sua colocação a cola suba até a superfície. Esta operação ajuda a calafetar a junta, evitando a penetração de líquidos após colocar o laminado. Limpe a cola excedente com um pano limpo semi-úmido imediatamente após o encaixe.

Alinhamento:

É importante que o alinhamento seja feito de forma alternada (amarração). Caso você tenha recortado um pedaço da última régua, pode começar a fileira seguinte com este pedaço. Calcule para que as réguas recortadas das extremidades tenham um mesmo comprimento e sejam superiores a 20 cm.

Ajuste das Fileiras:

Depois de colocar a última régua de cada fileira do piso laminado, assegure-se de que todas as juntas estão perfeitamente encaixadas, utilizando para isto uma alavanca e cinta de tração. Para aproximar as réguas você pode também contar com a ajuda do bloco batedor e de um martelo.

Agora é só continuar a instalar as réguas seguindo o mesmo processo

Instalação de rodapés e cordões:

Após a colocação do piso laminado, corte o rodapé no tamanho devido, utilizando a serra de meia esquadria para conseguir o ângulo desejado. A fixação dos rodapés é feita utilizando-se cola em sua parte posterior. E também com o auxílio de pregos de aço sem cabeça, com cuidado para não martelar a peça.

Para um perfeito acabamento entre o armário embutido e o piso Eucafloor, utiliza o perfil piso-parede da linha técno ou o cordão. Armários embutidos devem sempre ser colocados antes do piso laminado.

Pronto! Agora você já sabe instalar o piso Eucafloor utilizando a cola PVA D3.

Gostou desta matéria?

One thought on “Colocação de piso laminado – Vídeo passo a passo

  1. Florindo Moraes disse:

    A matéria foi maravilhosa,gostaria de esta sempre recebendo algo desse perfil,como instalar um
    piso,muito bom.trabalho em instalação de piso como prestador de serviços me coloco a desposi
    ção por um motivo maior uma oportunidade no seguimento de instalação de pisos,fico grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>