Como colocar piso laminado: Passo a passo com Vídeo.

Como colocar piso laminado: Passo a passo com Vídeo.

 como instalar piso laminado1- Em que áreas o piso laminado pode ser instalado?

->Você poderá colocar piso laminado em qualquer área seca da casa. Não instale em varandas, cozinhas, banheiros, áreas de serviço, etc.

-> O contrapiso onde o laminado será instalado poderá ser de cimento, cerâmica, pedra, vinil (colado) ou madeira. Não instale o piso laminado sobre outro piso flutuante , como carpetes de madeira, nem sobre carpete têxtil. Se for piso térreo, não instale sobre piso de madeira (taco, assoalho,etc) a menos que você tenha certeza que o contrapiso passou por um processo de impermeabilização.

->Instale o laminado respeitando a indicação de uso. Dependendo do tráfego de pessoas no ambiente você terá que escolher entre as várias opções de resistência: AC2, AC3, AC4, AC5. Para entender melhor sobre as várias resistências do piso laminado veja: Laminado de Madeira .

Armazenamento do piso laminado na obra 2- Recebimento e Estocagem do material.

-> Só receba acessórios originais da mesma marca do piso laminado, caso contrário você poderá perder a garantia.

-> Armazene sempre na horizontal, sem usar apoios nas extremidades, para evitar empenamentos. Isto serve tanto para o piso quanto para a manta e os acessórios.

-> Armazene o material em local protegido do sol a da chuva. Empilhamento máximo de 13 caixas.

-> O piso deve ficar armazenado no local onde será instalado por no mínimo 48 horas. Pois o material precisa se aclimatar às condições de temperatura e umidade do ambiante. (Se seu piso for da marca Durafloor, o manual do fabricante diz para não fazer a climatização)

picaretagem homem-650x100-vermelho

saiba se o contrapiso contém umidade antes de instalar o contrapiso 3- Análise do Ambiente:

-> No caso de piso térreo faça o seguinte teste: cole vários pedaços de plástico com fita adesiva (conforme figura ao lado) no chão e aguarde 48 horas. Então retire os plásticos e veja se a área ficou escura ou se o plástico tem gotículas de água. (Atenção: se a umidade for constatada não instale nenhum tipo de piso de madeira nem vinílico antes de fazer uma impermeabilização)

Filme plástico de polietileno contra umidade-> No caso do térreo, mesmo se o piso passar no teste da umidade, é preciso instalar um filme plástico (polietileno) sobre o contrapiso antes de iniciar a instalação. Assim você evitará qualquer problema com umidade. Isto é simples, basta cobrir o chão com faixas de plastico (que é comprado em rolos) e então colar as bordas com fita adesiva. Não use lona preta, apenas lona transparente.

-> Confira se o contrapiso está bem nivelado. Use uma régua de alumínio (QUE NÃO ESTEJA EMPENADA) para conferir se existem desníveis de mais de 3 mm no contrapiso em uma distância de 1,5 m. (Atenção: se  você constatar irregularidade no contrapiso, faça o nivelamento antes de colocar o laminado).

-> Confira se o contrapiso está esfarelando ou quebradiço, batendo levemente com algum objeto metálico com ponta. Se o estiver esfarelando poderá criar ruído de areia estalando. Neste caso, aplique uma nata de cimento sobre o contrapiso antes de colocar o piso laminado. (O fabricante Durafloor recomenda não usar nata de cimento + cola PVA).

pense nas medidas antes de colocar piso laminado 4- Pense um pouco antes de começar:

->A colocação do piso laminado é uma das últimas etapas da obra. Só faça após ter concluído a pintura e a parte elétrica.

-> Armários embutidos devem ser instalados antes do laminado, nunca sobre ele. Pois o piso precisa dilatar-se e, por isso, não pode ficar travado.

->Use um esquadro para conferir se as paredes estão fazendo ângulos retos (90º). Se não estiverem, é preferível colocar o piso em diagonal para evitar recortes indesejados (o mesmo serve para qualquer tipo de piso).

Planeje o comprimento das réguas antes de colocar piso laminado -> Antes de iniciar a montagem, espalhe um fileira de réguas de laminado no sentido do comprimento. Com isto você saberá o tamanho do recorte que precisará ser feito no final da fiada. Não é correto fazer recortes com menos de 20 cm (no comprimento da régua). Se isto ocorrer, corte as primeiras réguas da fila para aumentar o tamanho das últimas, e assim atingir 20 cm no mínimo. O mesmo raciocínio vale para a largura das réguas, porém a medida mínima para a largura será de 5 cm (de acordo com a norma - NBR 14833).

recorte ondulado das réguas de laminado

-> Use uma régua metálica para conferir se as paredes estão tortas (onduladas). Esta irregularidade pode provocar frestas entre o piso e a parede que o rodapé não será capaz de cobrir. Se você verificar este problema faça o seguinte: 1- posicione o laminado junto à parede; 2- deslize um toco e um lápis riscando a peça de acordo com a ondulação  da parede (figura ao lado); 3- corte a peça de acordo com a marcação.

5 - Ufa! Finalmente, vamos começar a Instalação:

Abaixo dos vídeos tem uma descrição mais detalhada do processo e alguns "macetes". O primeiro vídeo mostra a instalação com cola, e o segundo mostra a instalação com click.

guia-pratico-homem-650x100-verde

 

 

 

 

 

Parte 1 - Instalação com sistema Click:

manta eucafloor sob o piso -> Varra o piso para remover areia e resíduos.

-> Instalação da Manta: A função da manta é corrigir irregularidades do piso menores do que 3mm e dar mais estabilidade. Estenda a manta sobre o chão no sentido oposto ao das réguas. Posicione as faixas da manta encostadas umas nas outras, utilizando as abas adesivadas para uni-las.

encaixe das réguas do piso

-> Para a montagem do piso com o sistema click as peças não são coladas entre si nem ao chão. Elas são apenas encaixadas. Mas há uma exceção: se você utilizar a manta acústica da Durafloor (DuraSilent Black) as peças devem ser coladas à manta.

 

Perfil T para dilatação do piso laminado-> Dilatação: é preciso deixar um espaço entre o piso e a parede para que o laminado tenha por onde dilatar-se e não estufe. A Eucafloor e a Floorest pedem juntas de 10 mm, enquanto a Durafloor recomenda 15 mm. A cada 8 metros de extensão é necessário criar um espaço para dilatação com uso do perfil "T". Este acessório também deverá ser utilizado em todas as passagens de portas.

-> Nas passagens para ambientes com piso em altura diferente use o perfil redutor e nos encontros com armários embutidos ou degraus de escadas use o perfil piso parede.

início de instalação: primeira fileira do piso laminado durafloor

-> Iniciando a Montagem: Comece a instalar as réguas da esquerda para a direita, fileira por fileira, e posicione os espaçadores entre o piso e a parede (conforme a foto ao lado).

->Os manuais da Eucafloor e da Floorest aconselham a começar com o lado fêmea voltado para a parede. Já a Durafloor, orienta a cortar o encaixe macho das primeiras peças e iniciar com o lado macho voltado para a parede. Siga a recomendação de acordo com a marca do seu piso para não perder a garantia.

-> Ao final da 1ª fileira, corte a peça de arremate, de modo que a parte serrada fique virada para a parede. Use a sobra deste recorte para iniciar a fileira seguinte.

bloco batedor e barra usados no encaixe do laminado.

-> Use o Bloco Batente e a Barra (veja ao lado) para auxiliar no encaixe das peças, nunca dê pancadas diretamente no laminado.

->Tome cuidado para as juntas entre os topos das peças não coincidirem, pois as peças devem ficar "amarradas" com uma distância mínima de 20 cm (NBR 14833).

 

Como travar as peças através do sistema click

-> Ao iniciar a segunda fileira, introduza o encaixe macho com uma inclinação de 20º a 30º (veja a figura). Pressione a régua balançando para cima e para baixo até as peças se conectarem. Por fim, abaixe a peça.

-> Repita o processo até cobrir todo o cômodo.

 

Corte do batente das portas para passar o piso laminado

->Para fazer o acabamento próximo ao batentes das portas (marcos), é necessário cortá-los para que o laminado seja encaixado por baixo. O piso deve ser instalado de modo que não encoste no fundo do corte, deve sobrar pelo menos 10mm para dilatação.

 

Parte 2 - Instalação com Cola

Aplicação de cola no encaixe fêmea das réguas-> Faça uma montagem de teste nas 3 primeiras fileiras antes de iniciar a colagem para verificar se não haverá nenhum problema.

-> Aplique a cola no encaixe macho (Durafloor) ou no encaixe fêmea (Eucafloor) e proceda com a montagem usando o bloco batente e a barra. Limpe o excesso de cola com um pano úmido.

Travamento do laminado com cintas

->  A cada 4 fileiras trave as peças com a cinta, espere por 20 min, destrave e continue a montagem.

-> Ao terminar a instalação, coloque a cinta pressionando todas as réguas e deixe secar por 12 horas (com os espaçadores). Depois deste período retire a cinta e os espaçadores ou qualquer objeto entre o piso e a parede que possa causar o travamento do laminado.

6- Acessórios de acabamento:

-> Cada marca possui sua própria linha de acabamentos, com instruções específicas para instalação, que você poderá ver nos manuais de cada fabricante. Veja mais em Manual Eucafloor ou Manual Durafloor ou Manual Floorest.

-> De modo geral, os rodapés e cantoneiras podem ser pregados com parafuso, prego sem cabeça ou cola. A critério do instalador.

7- Recomendações Finais:

-> Nunca instale parafusos sobre o laminado, de modo a travá-lo ao chão.

-> Nas divisas com áreas úmidas é preciso assentar uma soleira. O ideal é que o piso da área molhada esteja num nível inferior para que não escorra água para o piso laminado. Além disso, aplique silicone entre o trilho base do perfil de acabamento e a soleira.

Essa matéria foi útil para você? Ajude-me curtindo minha página no Botão Abaixo:

47 thoughts on “Como colocar piso laminado: Passo a passo com Vídeo.

  1. Verônica disse:

    Bom dia !
    Comprei o piso laminado Carvalho Menphis para toda minha casa mas não me atentei ao detalhe que seria necessário perfil de transição entre todos os cômodos, inclusive no meio de uma sala que tem 12 metros de comprimento.
    Conversei com o instalador se haveria a possibilidade de não usar o perfil e ele sugeriu instalar o piso sem colocar o rodapé inicialmente, por uns 3 meses,até que o piso sofra dilatação; aí ele retorna e corta o “excesso” do piso junto à parede e aí sim instala o rodapé. Apesar de saber que vou perder a garantia estou pensando em fazer isso pelo menos nessa sala comprida pois acho que vai ficar muito feio o perfil no meio dela.
    Você já ouviu falar dessa “técnica”. Será que vai dar certo ?

  2. Marlon disse:

    Boa tarde, li que armários embutidos devem ser instalados antes pois não podem travar o piso laminado, o mesmo serve para guarda roupas grandes? Podem ficar sobre o piso ou devem ser colocados antes?

  3. Eduardo disse:

    Olá, Ciro!
    Recentemente comprei o piso laminado Durafloor New Way clic, que foi instalado pela própria loja na semana passada no meu apartamento, mas tenho uma dúvida quanto a “junção” do piso com a porta da sacada/varanda.
    A construtora deixou uma altura de 18mm do contra-piso para o caixilho de alumínio da porta da sacada, que segundo a construtora é para o maior piso possível (tacão), e como instalei o laminado, ficou um “vão” ainda entre o piso e o caixilho de alumínio da porta. O que deve ser feito?
    Segundo a loja, eu tenho que ver com serralheria para diminuir a altura desse caixilho, para encostar no piso. Mas segundo o engenheiro da construtora, a loja deve fazer um “arrebate com soleira para o acabamento ficar bom”.
    Qual a sua sugestão? Se precisar, te envio foto por email de como está.

  4. MARCELO disse:

    Boa tarde, estou pensando em instalar piso laminado em meu apartamento. O meu problema é que já estou ocupando o imóvel e não tenho como tirar todos os móveis para a instalação. É possível instalar nos quartos e depois, em outro dia fazer o restante?

    1. cleber disse:

      sim, sem problema amigo

  5. Joao disse:

    Olá, gostaria de anunciar empresa nesse site… Favor ligar 35 9 8815-2040 ou enviar valor para um banner no topo dessa página.

    E se fosse pra colocar tb na página inicial, quanto ficaria?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá João, não trabalho com publicidade direta só com o sistema do google mesmo.

  6. Rafael oliveira disse:

    ola ciro boa noite,voce sabe me informar se aqui no espirito santo oferece esse tipo de curso,para colocar esses tipos de pisos eu acho muito legal e interessante,boa noite…

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rafael, parece que os fabricantes tem alguns cursos presenciais, mas aí você teria que entrar em contato para saber se tem aí na sua cidade.

  7. Fábio disse:

    Instalei meu piso laminado, conforme todas as instruções e recomendações. No meu caso, o piso escolhido foi o Cerezo Carmel, da Durafloor com sistema click. No ato da instalação, ficou tudo muito bonito e bem feito o trabalho, porém após uns 40 dias, em locais isolados, as laminas se dilataram causando fendas/arestas no sentido do comprimento, nas extremidades de cada lamina. Em alguns locais, chega a ter +- 1mm de espaço entre uma lamina e a outra. Salientando, que no ato da instalação, todas as laminas foram encaixadas perfeitamente, sem frestas ou algo do tipo.
    Dado o meu relato, o que pode ter ocorrido? Há alguma forma de acionar a Durafloor pra possíveis ressarcimentos quanto à garantia?
    Grato desde já, amigo!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Fábio, você pode acionar a garantia do produto, então a empresa envia um técnico na sua casa para avaliar o que ocorreu e determinar se eles tem responsabilidade ou não.

  8. washington disse:

    Gostaria de saber aonde posso fazer um curso rápido para me qualificar em instalação de piso de madeira?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Washington, não conheço nenhum.

  9. Jalmir jose Rabaioli disse:

    boa-tarde tudo bem

  10. alba disse:

    queria falar tem email para responder contatos..

    1. Kennya Mota disse:

      Olá! Meu quarto é no segundo andar da casa que é de tacos de madeira. Gostaria de saber se no segundo andar é necessário retirar os tacos ou posso colocar o laminado em cima?

  11. edna disse:

    Olá, boa noite!
    Estou querendo colocar o piso laminado nos dormitórios, minha dúvida é se posso colocá-lo, também, no corredor, ou seja, acesso ao banheiro. Por acaso a umidade do banheiro pode danificar o piso? Outra coisa, pelo que li, este piso é muito suscetível a umidade, então, sair do banho com pés molhados, dia após dias, pode danificar o piso? Acho lindo, mas não quero ficar frustrada após a instalação.
    Aguardo
    abs!

    1. Ciro Miranda disse:

      É bastante comum o piso laminado gerar problemas na divisa com o banheiro, para minimizar essa possibilidade é bom colocar um tapete na porta do banheiro; vedar com silicone o perfil entre o laminado e a soleira; usar cola nas juntas do piso pelo menos nessa área para vedar as juntas entre as réguas.

  12. CAIO RODRIGUES disse:

    Muito esclarecedor o post, mas ainda tenho uma dúvida cruel,que até já bati de frente com a vendedora da loja na qual presto serviço : o perfil de transição é obrigatório em toda passagem de ambiente, independente da metragem LINEAR, correto?
    Se vou passar de um quarto pra um closet ( mesmo sem porta,apenas com o vão de entrada) ,tenho que usar o perfil de transição né?
    A vendedora bate o pé dizendo que só se tiver mais de 8 metros, porém já instalei direto,com menos de 8 metros e tive muitos problas com a dilatação do piso,por ele afunilar na entrada de outro ambiente.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Caio, tanto o manual de instalação da Durafloor quanto da Eucafloor dizem que o perfil é OBRIGATÓRIO na passagem de ambientes.

  13. Ogna Rocha disse:

    Boa tarde Ciro!

    Gostaria de saber se posso colocar o piso laminado sem o perfil “T” na entrada da porta do quarto, pois eu realmente acho muito feio.
    Aguardo sua resposta, obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Ogna, o fabricante exige a colocação do perfil nas passagens, caso contrário pode haver perda de garantia.

  14. marcia disse:

    vou colocar o piso laminado no meu quarto, mas não temos rodapé na casa , é necessário colocar rodapé com o piso laminado, ou é só por estérica?

    1. Ciro Miranda disse:

      O laminado tem que ficar distante da parede 1 cm a 1,5 cm, o rodapé é importante para cobrir essa fresta. Mas pode ser usado o perfil piso parede para eliminar a necessidade de rodapé.

  15. jana disse:

    Boa noite!Vi que os perfis de porta tem 2 metros e 10 por barra, enquanto as minhas portas medem 90 centímetro de largura.Tenho 6 portas em casa, e o instalador está querendo me cobrar 6 barras de perfil de porta.Isso ta certo?Ele não pode cortar as barras, fazendo duas portas com cada uma?Sei que quando é mulher negociando algumas pessoas se aproveitam.Me tirem esta dúvida por favor.Tenho realmente que comprar as 6 barras, ou r são suficientes?Obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Jana, pode cortar e fazer duas portas com uma barra.

  16. Isabel disse:

    Olá!
    Vou colocar piso de madeira no apto novo, que está no contrapiso que a construtora entregou.
    A empresa me pediu para preparar o piso com uma manta chamada PVA. Essa manta é de minha responsabilidade, ou seria da empresa que fará a instalação.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Isabel, fica a critério da empresa fazer o serviço ou não, se fizerem vão cobrar um adicional.

  17. Devanir disse:

    Olá, parabéns pelo artigo. No entanto, não encontrei a informação aqui nem em outros sites sobre como substituir uma soleira (perfil redutor, entre piso laminado e um banheiro ou cozinha). Gostaria de ter detalhes como se preciso colar, quando trocar o perfil, aplicar ou não silicone, etc. Desde já obrigado!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Devanir, entre o laminado e a soleira da área molhada deve haver um perfil, antes de encaixar a capa do perfil a base deve ser vedada com silicone.

  18. eliseu disse:

    Muito bom gostei dessas dicas

  19. Raquel disse:

    É normal qdo. assentado o osso ficar meio flutuante? Ele vai assentar após a dilatação? Tô apavorada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Raquel, não entendi a pergunta.

  20. claudir vieira disse:

    Muito bom vou trabalhar nessa área então ajudou muito obrigado.

    1. Ciro Miranda disse:

      Obrigado pelo comentário Claudir, grande abraço!

  21. GILDO disse:

    Gostaria de instalar nos quartos, mas gostaria de saber como faço o acabamento no batente da porta.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Gildo, veja no primeiro vídeo do post. Abs!

  22. walderilia disse:

    quero colocar o acabamento da escada com cantoneira de pvc é seguro? e quanto a resistência?

  23. GILSON disse:

    que tipo de produto uso para impermeabilizar o contra piso para por o piso laminado obrigado aguardo resposta

  24. Mauro Lemos disse:

    Olá amigo, parabéns pelas explicações!
    Instalei nos quartos piso laminado da linha riz da durafloor. O instalador colocou a manta na mesma posição da instalação dos pisos. Terei algum tipo de problema em relação à isso ?

  25. Debora disse:

    Tenho piso bem antigo de tábua corrida e gostaria de colocar laminado. Há algum tipo que possa ser aplicado por cima deste piso?
    Grata

  26. Luciana disse:

    Muito legal, conteúdo muito bom. Tirou muitas dúvidas. Parabéns!

  27. Carolina disse:

    Quero colocar piso laminado no meu apto e me falaram que o piso do sistema click pode ter problemas com água ou líquidos que caem e permeiam até a manta colocada por baixo, podendo ter problemas com fungos, etc. Já o sistema com cola não tem esse problema. Essa informação ée procedente?

    1. Ciro Miranda disse:

      Procede sim. O sistema com cola é mais garantido, inclusive com relação a ruídos que o piso pode produzir. Só que a maioria dos pisos hoje estão sendo fabricados com sistema click. Se não me engano você pode instalar o piso click usando cola sem perder a garantia, mas pra ter certeza disso só mesmo ligando para o SAC do fabricante.

  28. Márcio Mendonça disse:

    Gostei muito das informações
    Muito obrigado.

    1. Osmar Casssimiro disse:

      Muito bom. Fiquei interessado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>