Piso Laminado ou Porcelanato? A Comparação Definitiva

Piso Laminado ou Porcelanato? Vinílico ou Cerâmica? A Comparação Definitiva

Uma tabela exagerada comparando preços, resistência e durabilidade, para não restarem dúvidas na escolha do seu piso.


Preço M2 - Laminado x Porcelanato x Vinílico


Características Piso Laminado Piso Porcelanato Piso Vinílico Piso Cerâmico
Preço do Material A partir de 27,00/m2 (sem acessórios) Polido (com proteção anti manchas): a partir de 50,00. Polido sem proteção (mancha): a partir de 30,00 Em manta: a partir de 10,00/m2. Régua colada: 30,00/m2. Régua Click: 100,00/m2. A partir de 7,50/m2
Preço da Mão-de-Obra A partir de 8,00/m2 A partir de 30,00/m2 rejuntado e com rodapés A partir de 10,00/m2 A partir de 20,00/m2 rejuntado e com rodapés
Total por m2 A partir de 35,00/ m2 (sem acessórios) A partir de 60,00/m2 (argamassa, rejunte e rodapé não incluídos) A partir de 20,00/m2 (sem rodapés) A partir de 27,50/m2 (argamassa, rejunte e rodapé não incluídos)
Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado

Características Piso Laminado Piso Porcelanato Piso Vinílico Piso Cerâmico
Estilo Aconchego e Requinte da madeira Desde o visual clean até imitações de madeira. Enorme variedade de cores e estilos. Grande variedade de padrões. Formatos menores. Juntas mais largas
Tempo de Instalação +- 20 m2 / dia / instalador +- 8 m2 / dia / ajulejista + Ajudante (com rodapé e rejunte) Varia Muito de caso para caso. Podendo chegar até 50 m2/dia/instalador (sem rodapés) +- 8 m2 / dia / ajulejista + Ajudante (com rodapé e rejunte)
Resistência a Riscos A menor é AC2 (baixo tráfego residencial). A Maior é o AC5 (alto tráfego comercial) Esmaltados: varia de PEI0 (só paredes) até PEI5 (alto tráfego comercial). Polidos: não tem PEI (quanto mais brilho mais riscos) Resistências variam desde a classe de tráfego 21 (residencial leve) até a 43 (industrial pesado) Varia de PEI0 (só paredes) até PEI5 (alto tráfego comercial)
Resistência a manchas Altamente resistente (lâmina superior cristalina) Esmaltado: Alta resistência. Polido com Super Gloss: Boa resistência. Polido sem proteção: mancha. Alta resistência Alta resistência
Resistência ao sol Não pode receber incidência contínua e direta do sol Ótima resistência. Não resiste à exposição direta e contínua ao sol (causa descolamento) Ótima resistência.
Resistência a Água Superfície é impermeável. Mas a estrutura não. Não serve para áreas molhadas. Ótima Resistência. Mas pode ter manchas escuras por causa de absorção. Material impermeável. Porém infiltrações podem causar descolamento. Ótima Resistência. Mas pode ter manchas escuras por causa de absorção.
Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado
Características Piso Laminado Piso Porcelanato Piso Vinílico Piso Cerâmico
Desempenho Acústico Fraco Fraco Bom Fraco
Desempenho Térmico Piso quente confortável ao toque Piso frio Piso quente confortável ao toque Piso frio
Onde PODE ser usado Ambientes Internos e secos. Comerciais e Residenciais. Há opções para todos os tipos de ambiente Áreas internas. Desde residencias até indústrias. Há opções para todos os tipos de ambiente
Onde NÃO pode ser usado Áreas molhadas, externas ou industriais. Em locais diferentes da indicação de uso do produto. Áreas expostas direta e continuamente ao sol Em locais diferentes da indicação de uso do produto.
Garantia Residencial: 10 a 20 anos. Comercial: 5 a 7 anos. Contra defeitos de fabricação. Contra defeitos de fabricação. Só vale antes do assentamento. Residencial: de 5 a 25 anos; Comercial: de 10 a 15 anos. Contra defeitos de fabricação. Contra defeitos de fabricação. Só vale antes do assentamento.
Limpeza Fácil: superfície não porosa e impermeável Fácil: superfície impermeável Fácil: superfície impermeável Fácil: superfície impermeável
Cuidados Especiais Usar cortinas nas Janelas, não usar cera, usar feltros nos pés dos móveis. Não limpar com pano encharcado de água. Usar produtos neutros para limpeza, feltros nos pés dos móveis, não usar cera. Usar produtos neutros para limpeza, feltros nos pés dos móveis, não aplique solventes à base de petróleo como gasolina ou aguarrás Usar produtos neutros para limpeza, não usar cera.
Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado Ver Modelos de Laminado

Considerações:

A escolha dos materiais é uma das grandes dificuldades na hora de construir ou reformar. São muitas opções, muitos preços, muitas inseguranças e muitos MITOS. Vejo muita gente xingando o porcelanato, outros xingando o Piso Laminado, o vinílico e por aí vai. Mas a verdade é que não existe piso bom ou ruim, o que existe é piso escolhido de forma errada e mal instalado. Por isso preparei esta comparação. Para que você possa tomar uma decisão de forma profissional sem precisar ser especialista no assunto

Compartilhe !

169 thoughts on “Piso Laminado ou Porcelanato? A Comparação Definitiva

  1. Marcello disse:

    Gostaria de saber se existe alguma resina ou tinta sei la o que, para dar brilho em porcelanato, pois nao qra trocar o piso somente por economia mesmo.

  2. Aline disse:

    Eu gostaria de saber se o porcelanato com brilho arranha?eu tenho cachorro dentro de casa.Obrigada.

  3. Lucimara Suzuqui disse:

    Parabéns pelo artigo Ciro Miranda! Auxilia escolhas de forma simples, com os pontos principais de cada material. Adorei mesmo.

  4. Angelita Alves de Carvalho Sá disse:

    Olá,

    Pode me indicar alguém em Goiânia – GO que entende e instala o Piso laminado. Vinílico ou porcelanato. Moro em um sobrado de 74m2, existe piso cerâmico e em alguns ambientes ele não é muito nivelado. Gostaria de saber qual o Piso mais indicado, primeiro porque não quero retirar o que existe é segundo porque não quero um que fique fazendo eco no toc toc.

  5. Gabriella Marian disse:

    Boa tarde.

    Estou reformando meu apartamento e tenho duvidas se coloco porcelanato sem brilho (tipo cimento queimado) ou laminado. Eu preferia porcelanato mas tenho várias ressalvas:

    1) Me disseram que, por ser apartamento, eu não posso colocar o porcelanato sob a cerâmica pois pode ficar muito pesado e o contrapiso pode não aguentar. É verdade?

    2) Embora porcelanato seja piso frio, ouvi dizer que uma peça sem brilho e ‘Texturizadas’, como as que imitam cimento queimado, são menos geladas em relação às de alto brilho. Está correto?

    Acho o porcelanato mais bonito mas tenho medo de ficar muito frio o apartamento, ainda mais porque em breve planejo ter filhos. Espero que possam me ajudar.

    Muito obrigada.

    1. Lucimara Suzuqui disse:

      Bom dia Gabriella! Sou acadêmica de Design de Interiores. O Porcelanato pode sim sobrecarregar a estrutura, neste caso seria interessante consultar um arquiteto antes, para calcular a viabilidade.
      Mas se você tem interesse em piso padrão cimentício que não seja frio ao toque, Porcelanato e Cerâmicos não atendem este requisito. Pisos vinílicos tem este padrão, é prático, rápido, leve e confortável ao toque.

  6. angela disse:

    Oi, gostaria de saber se posso instalar piso laminado sobre estrado de plastico?

  7. Márcia disse:

    Boa noite

    Meu piso da sala de estar, está desgastado e feio, gostaria de saber qual material é mais indicado para esse ambiente, o vinilico ou o porcelanato líquido?
    Também levando em consideração os dois tipos, gostaria de saber o preço médio de ambos (materiais+instalação), no caso de uma sala de mais ou menos “4 lagura” por “8 comprimento”… acho q é quase isso!rs
    Estou procurando uma solução mais barata do que trocar o piso em uma obra comum.
    Ah, seria necessário rodapé, já que alguns se soltaram.

    Obrigada.

  8. Bruno disse:

    Laminado risca muito

  9. CAROLINA PEPE SARTORI disse:

    Olá Ciro,
    Comprei um apartamento com 45 m2 no térreo. E estou com muita sobre qual piso é melhor. Não gostaria de gastar fortunas com o piso, mais também não quero algo que me de problema em um período de tempo curto. O que me sugere ?

  10. Sincero Ribeiro disse:

    Olá,
    No meu apartamento, tenho quatro cômodos com tacos e estou pensando em substituir por piso laminado de madeira. A minha pergunta é: Posso colocar o piso laminado por cima do taco ou será necessário retirar os tacos e refazer o contra piso, para então colocar olaminado?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Sincero, se for piso térreo tem que remover, se não, pode instalar por cima desde que os tacos estejam firmes e bem nivelados.

      1. leandro disse:

        E QUANDO SE TEM CACHORRO SERA QUE O PORCELANATO POLIDO PODE ??

  11. Rodrigo disse:

    Gostaria de saber o valor específico do porcelanato líquido da mão de obra valeu .

    .

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rodrigo a mão de obra de assentamento começa a partir de 30,00 por m2

      1. Lethicia disse:

        olá eu gostaria de tirar uma duvida se eu devo revestir em um piso de madeira natural ( que é o revestimento que eu realmente desejo) ou em uma solução mais barata , como carpete de madeira, piso laminado ou até mesmo porcelanato. Como você me orienta para mim fazer a melhor escolha possível, levando em conta o conforto, beleza e custos ?

  12. Rosangela soares disse:

    Ciro,posso depois de ter colocado piso vinilico colocar armario imbutido sobre o piso

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rosângela, se for colado acho que pode, se for flutuante não.

  13. Maryane disse:

    Olá!!
    Instalamos piso laminado vinílico faz 5 meses, foi instalado sobre a cerâmica, colocado massa e lixado para depois colar o vinílico, entretanto, a massa das fugas “retrairam” e o resultado após menos de 1 mês é um piso laminado todo marcado com as fugas da cerâmica, você percebe os buracos das fugas!! Horrível!
    A empresa que instalou vai ter que tirar tudo e instalar de novo, dando o maior transtorno e trabalho pois a reforma já estava pronta!
    É comum isso acontecer? Tenho medo de reinstalar e ter o mesmo problema!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Maryane, nunca ouvi falar desse problema antes, acho que o certo é deixar a massa secar completamente antes de colocar o piso, pois se as juntas afundarem será possível corrigir antes de colar o piso.

  14. Luz Noronha disse:

    Parabéns pelo site e comentários
    Meu nome é Luiz Noronha
    estou em BH MG tenho experiencia de instalação de pisos e formicas para áreas internas deixo meu telefone (31) 3212-4044 Whatsapp (31) 9.9981-4762 centerpso.com.br obrigado.

  15. ROSELI AGUILERA YOSHIZAKI disse:

    Boa noite! Obrigada pela contribuição! Gostaria de saber o risco de ficar bolhas no piso vinílico com o passar do tempo e qual a melhor marcar para sala e quartos?

    1. Ciro Miranda disse:

      O risco de bolhas depende muito de uma instalação bem feita, então é difícil de afirmar. As melhores marcar são as mais caras, Beaulieu e Tarkett Fademac.

  16. Karla almeida disse:

    Oi, gostaria de saber se posso colocar laminado tipo Madeira em todos os cômodos, exceto banheiro.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Karla, pode, exceto área de serviço e banheiro, no caso da cozinha é possível mas é tem que ter várias precauções para não estragar o piso.

  17. éberton disse:

    olá, átimas dicas!
    Minha dúvida é:
    Moro no segundo andar da casa que construí acima do nível da rua. total de 120m².
    Moro no interior do ES e Temperatura: min de 7º C e máx 30º C.
    tenho 3 quartos com 12m² + 1 closet com 8m² + sala 20m² + circular 5,35m² + cozinha com área serviço 18m² + a chegada que é uma varanda com acesso Sala 8m².
    vi as comparações de pisos e estava pensando em colocar Laminado nos quartos e porcelanato sala, circular, cozinha e varanda o mesmo piso. Posso colocar tudo amadeirado tanto laminado quanto porcelanato? não vai dar diferença?
    1° opção – Ou com esse tamanho eu posso optar tudo por porcelanato mesmo?
    2° opção – Laminado até na sala e somente cozinha e varanda porcelanato mais claro?
    2° opção – Porcelanato madeira nos quartos e porcelanato mais claro sala, circular, cozinha e varanda?
    dúvida cruel.

    1. Miquela disse:

      Boa Noite,

      Vocês conseguiram decidir o que colocar ? gostaram do resultado ?
      Estou com a mesma dúvida. O que me orientam ?

  18. Eliane disse:

    Bom dia,

    Sou deficiente física, e pretendo colocar o piso vinilico, de régua clic na minha casa, devido ser antialérgico e a facilidade de limpeza do mesmo.
    Minha dúvida é, ele vai ficar muito marcado devido a circulação da cadeira de rodas, ou o uso de muletas?
    outra dúvida é quanto ao uso de cadeira com rodizio no computador.

    Será que não vou gastar um absurdo e me arrepender?

    No aguardo.

  19. Jô Brassaroto disse:

    Boa noite,
    meu marido e eu queremos colocar vinílico nos quartos de casa, porém por ser uma casa de campo foi detectado um pouco de umidade no chão, por esse motivo estamos em dúvida entre o vinílico click e o porcelanato. ?!Tanto em durabilidade quanto custo beneficio o que sugere ?!

  20. Rozimar disse:

    Bom dia Ciro Miranda, estou com uma dúvida muito grande, moro num apartamento de 67mt e quero colocar aquele porcelanato bem brilhoso, como tenho um cachorrinho queria saber se pode arranhar e manchar com as unhas e xixi dele?

  21. Priscilla Guerra disse:

    Ciro, boa noite. Primeiramente, obrigada pelas dicas, foram muito úteis!
    Gostei bastante do piso laminado e estou pensando em colocar no meu apartamento. Acontece que tenho gatos e gostaria de saber se esse piso seria uma boa opção pra mim.
    Obrigada!

  22. thiago disse:

    Na sua opiniao num modo geral entre todos qual o senhor acha melhor esmaltado, ceramica ou porcelanato no quesito arranhao, escorregar e durabiludade?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Thiago, em termos de resistência os esmaltados são os melhores.

  23. Janaina Barros disse:

    Boa noite, pode me dar sua opinião sobre porcelanato da marca Lanzi, conhece? É de Boa qualidade?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Janaína, não conheço essa marca

  24. Gabriela Menezes disse:

    Bom Dia!
    Gostei muito do material publicado, me tirou muitas dúvidas. Tenho 20 anos e moro com a minha mãe, atualmente estou fazendo pequenas reformas em casa por conta própria (confesso que tenho muito jeito pra coisa, até porque sou bem detalhista), enfim, temos carpete nos 3 quartos e em 2 salas, os ambientes são grandes e os carpetes tem mais de 25 anos. Como já mudamos de móveis várias vezes algumas partes ficaram mais escuras e/ou com menos “pelinhos” que outras, e há muito tempo queremos tirar o carpete. Estou pensando em colocar o piso vinílico, pois temos cachorro e 2 pessoas com rinite. O ideal seria eu arrancar o carpete e colocar o Piso vinilico? Em caso de arrancar o carpete, o que seria melhor passar para corrigir possíveis falhas no piso?
    Se bem me lembro, embaixo do carpete há tacos (nos quartos) e na sala embaixo do carpete tem mármore.
    Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Gabriela, o carpete tem que ser completamente removido, e o contrapiso é regularizado com uma mistura de cimento e cola PVA, quando necessário. O taco tem que ser removido também, o mármore não precisa não. Abs!

    2. Ana Beatriz disse:

      Se os tacos estiverem bonitos será um achado. Dê uma olhada como estão na moda!!

  25. Ana Maria disse:

    Bom dia! Para uma sala comercial, usada para locação, qual é o piso indicado. Acho lindo o vinílico, com o aspecto de madeira…E o porcelanato? é melhor o fosco ou o polido se for esta a opção?
    Obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      O porcelanato polido vai arranhar com mais facilidade, o vinílico pode ser uma boa opção, basta escolher um modelo com resistência adequada para ambiente comercial

  26. Simone Galera disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se posso colocar piso laminado por cima do porcelanato da escada de minha casa. Gostaria de saber qual a solução para os rodapés da mesma, se há algo a fazer, ou quebrar mesmo, rs… Gostaria de saber tb se há alguma outra opção bacana com bom custo/benefício para eu dar cara nova à escada, pois com o porcelanato simples colocado, recortes, etc, não ficou bacana…

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Simone, o laminado dá um acabamento legal na escada e pode ser colocado sobre o porcelanato.

  27. rafael disse:

    Olá, gostaria de saber qual piso escolher para meu apartamento, pois a construtora vai dar o porcelanato de R$ 30,00 m², será que opto por trocar? qual o melhor vinílico ou porcelanto? sendo que o apto tem 60 m², se eu optar pelo de imitação da madeira qual azulejo ponho na cozinha? desde já grato!

    1. Ciro Miranda disse:

      Tanto o laminado como o vinílico podem ser boas opções, mas tem prós e contras, o porcelanato é mais resistente

  28. Sidnei disse:

    Olá Ciro

    Parabéns pela página. Ajuda muito as pessoas a saberem as diferenças entre os pisos.

    Estou planejando colocar piso na minha casa que já possui piso cerâmico. Perguntas:

    - Qual é o mais resistente a riscos: laminado ou vinílico?
    - Em caso da colocação do vinílico tenho que fechar as fugas (rejunte) do piso cerâmico para instalação? gerá muito pó (já estou morando na casa)? há laguma opção sem ter que fechar estas fugas?

    Grato desde já.

    1. Ciro Miranda disse:

      Para colocar o vinílico tem que preencher o rejunte com massa PVA+cimento, que vai gerar alguma sujeira. Questão de resistência depende de qual modelo de vinílico ou laminado você tem em mente, pode variar bastante.

  29. Sérgio Murilo disse:

    Ciro,
    O andar térreo de minha casa é de cerâmica, os ambientes têm uma moldura de 20cm de largura de pastilhas de 2cmx2cm. O piso tem 8anos. Algumas pastilhas estão soltando e quero trocar o piso todo. Estou na dúvida em quebrar tudo e colocar porcelanato, ou laminado ou vinílico. Qual o mais indicado na ótica da durabilidade?

    1. Ciro Miranda disse:

      No quesito durabilidade é o porcelanato.

  30. Caroline disse:

    Olá Ciro, estou pensando em colocar laminado mas estou com dúvidas, comprei um apartamento onde existe o piso de cerâmica na sala e parquet nos quartos, posso colocar em cima do parquet se ele estiver em bom estado? Quais seriam os cuidados? Qual o melhor tipo de laminado no mercado li sobre HPP e outros… e quanto a espessura? É um apartamento de 60 m², primeiro andar, bem ventilado e sem umidade. Posso colocar rodapé de poliestireno com laminado? Muito obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Caroline, não é recomendado colocar laminado sobre piso de madeira em pavimento térreo, a menos que tenha sido feita uma impermeabilização de primeira no contrapiso.

  31. thiago disse:

    Bom dia, estou querendo retirar o piso laminado durafloor Ritz e trocar por porcelanado pelo simples fato da beleza que o porcelanato traz a casa. Há quem diga que durafloor é mais aconchegante mas escurece o ambiente. Já com porcelanato polido o piso é brilhoso, dá mais vida a casa, abre a cor das paredes…

    Gostaria de saber se alguém tem interesse em comprar meu piso durafloor ritz com 8 meses de uso.

    1. levir disse:

      Olá Thiago, vc ja se desfez de seu piso laminado??????ele é clic???????preciso de 20 mtrz2, vc esta em Curitiba??????em que Bairro????????

    2. silvia disse:

      Boa tarde Thiago. Já vendeu? Qual a metragem cor e preço? Em qual localidade?

  32. aline disse:

    bom dia!!!

    minha mãe comprou uma casa e ela é toda de soalho de madeira, queria saber se posso colocar o laminado de pvc em cima da madeira??

    aguardo!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Aline, os pisos vinilicos não podem ser instalados sobre superfície de madeira.

  33. junior disse:

    Olá.
    Eu pretendo colocar um piso vinílico em meu apartamento, mas tenho receio quanto à exposição ao sol. O que você consideraria como exposição prolongada, ou que pudesse despigmentar ou descolar o pvc?
    Obrigado.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Junior, os fabricantes não são claros na hora de fazer essa especificação, o que o fabricante recomenda é usar cortinas nas janelas para amenizar o problema.

  34. Millena Souza disse:

    Olá, boa tarde Ciro.

    Vou receber as chaves do meu ap nas próximas semanas, quero instalar o laminado, mas o ap é no térreo com pouca recepção de sol. Realizando a hipermeabilização será que evito problemas com umidade que pode danificar o piso?
    Li alguns artigos dizendo que necessita estar no cimento queimado, o meu será entregue sarrafeado, é a mesma coisa?
    Para laminados é melhor o sistema click ou colado?
    Nos acessórios, o que vem a ser perfil de piso? Nas portas de um cômodo para o outro é necessário instalar algum outro material ou o piso pode ser instalado nessa transição? Melhor opção são rodapés ou cantoneiras?

    Muitas dúvidas..
    Agradeço se puder me ajudar.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Millena,
      - Se a impermeabilização for bem feita resolve sim.
      - O contrapiso não precisa ser de cimento queimado, somente de massa comum de cimento e areia, mas tem que estar bem nivelado e não pode estar soltando areia, senão fica dando uns “estalinhos” depois.
      - O sistema clique costuma gerar algumas reclamações de barulho no piso, uma alternativa é usar o clique com cola, mas aí você tem que consultar o fabricante para ver se não gera perda da garantia.
      - Na transição dos cômodos tem que por o perfil de passagem.
      - Prefiro o rodapé.
      Ufa!
      Abs!

  35. Fabricio disse:

    Resumindo, se você quer durabilidade e não se preocupar tanto, vá de porcelanato, não vai ter erro. Dá trabalho para instalar, é mais caro, mas de longe é o que mais dura.
    Gosto da madeira pois da um conforto, mais da muita dor de cabeça, descola, não pode molhar, arranha muito fácil.
    O vinílico é muito pratico para reforma, super rápido. Mas encarde, empena, não fica com uma textura agradável.
    Resumindo você já viu vinílico ou madeira no piso de estadio de futebol, em estação do metro, em supermercado, em frigorifico agencia de carro e etc… agora pense em porque. Espero ter ajuda a quem tem duvidas.

  36. Sara disse:

    Bom dia,
    Estou em processo de reforma de minha casa e fiquei encantada ao visitar a casa de amigos que instalaram piso vinílico nos quartos e nas demais áreas o porcelanato.
    Seria recomendável deixar os quartos com piso vinílico sendo que haverá grande incidência de sol pelas janelas?
    Há alguma contra-indicação de instalar piso vinílico em locais que incide sol ou seria melhor pôr o porcelanato mesmo?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Sara, tanto o piso vinílico quanto o laminado podem desbotar com incidência direta e contínua de sol ao longo dos anos, nesse caso você deve usar uma cortina nas janelas, ou colocar o porcelanato mesmo.

  37. Anderson disse:

    Olá Ciro!
    Quero saber qual o melhor piso para por em uma casa que já existe piso de cerâmica?
    Laminado ou vinílico?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Anderson,
      Todos dois podem ser instalados por cima da cerâmica, existem várias opções com boa qualidade, tanto do vinilico quanto do laminado, aí fica a seu critério.

      1. Fanuel disse:

        Olá estou pensando em colocar piso vinilico em uma igreja oque você acha

        1. Ciro Miranda disse:

          Olá Fanuel, em termos de resistência não tem problema nenhum, desde que você escolha um piso com a resistência adequada, existem pisos vinílicos com resistência até para áreas industriais e hospitalares.

  38. Daiani disse:

    Oi. Comprei a minha casa e me mudei a 6 meses, estou tendo problemas com o piso da casa toda, por problemas de má qualidade do piso colocado. A Construtora me propôs em colocarmos na casa toda um piso Laminado e no banheiro vamos trocar tudo também. Queria saber se posso colocar o laminado na cozinha também? Somos só eu e meu esposo e minha gata, não tenho problema com umidade, pois a minha casa e bem ensolarada e no alto. E outra coisa que sempre escuto muita gente falando e não sei se é verdade. O piso ele marca no local que está os moveis e arranha muito fácil? E qual o piso mais indicado para a minha casa. Muito Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Daiane,
      Pode ser usado na cozinha, mas tem uma série de cuidados que você tem que tomar, como você poderá ver nesse artigo:
      http://www.meupisolaminado.com.br/decoracao/piso-laminado-para-cozinha/
      Com relação a marcas e riscos, depende da resistência do laminado, que varia de AC2 até AC5, mas de todo modo o laminado exige alguns cuidados especiais para evitar riscos, como você pode ver neste artigo aqui:
      http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/cuidados-com-piso-laminado/

  39. haroldo disse:

    Gostaria de saber se o piso vinilico em manta pode revestir uma parede, e qual cola é utilizada. Obrigado

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Haroldo,
      Pode sim, mas acho que é necessário remover a pintura primeiro, a cola é um adesivo acrílico especifico para piso vinílico.

  40. Ola
    Estamos reformando um lavabo, a area de servico e a cozinha de nosso apartamento. Gostariamos de saber por email qual a melhor opcao de pisos ( laminados ou porcelanatos) , considerando que a area de sevico fica perto de uma janela grande. Sera que podemos por laminados na cozinha ? Agradecemos

    Regina e Claudio email rb3778@gmail.com

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Cláudio,
      por se tratarem de áreas molhadas certamente o porcelanato é uma opção melhor para o seu caso.

  41. Carina disse:

    Olá Ciro,

    Tenho um apartamento que vou alugar. Gostaria de saber qual a melhor opção de piso para ser colocado no apartamento de modo que evite maiores danos caso tenha inquilinos que busquem danificar meu imóvel.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Carina,
      Em termos de durabilidade o ideal é um piso cerâmico esmaltado, tanto o porcelanato como o laminado podem ser bastante danificados se o morador não tiver cuidado com o piso.

  42. [...] grandes vantagens que o piso vinilico tem em relação ao porcelanato é o preço. Segundo o site Meu Piso Laminado, enquanto o piso vinilico com a instalação podem sair a partir de R$20/m2 sem os rodapés, o [...]

  43. Rayane disse:

    Olá,

    Vou passar por uma reforma e estou em dúvida, o que usar nos quartos: laminado ou vinílico?
    Estive em uma loja que o vendedor não me aconselhou o uso do vinílico e até me mostrou que a placa revestida do mostruário estava ‘descolando’.
    Corre o risco de isto acontecer se os cuidados necessários forem seguidos?

    E caso a opção seja o vinílico, posso instalá-lo sobre o piso de cerâmica?

    Muito obrigada.
    Abraços,
    Rayane

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rayane, o vinílico colado pode ser instalado sobre o piso de cerâmica, mas antes é feita uma regularização do piso com uma massa de cimento e cola PVA. O descolamento do piso depende da qualidade da instalação, se for instalado de acordo com todas as recomendações do fabricante provavelmente não haverá descolamento.

  44. Joaquim Lázaro disse:

    Boa tarde Ciro
    li e reli as per. e resp..Pretendo colocar no quarto e sala sob meu piso (ceramica)queria saber como fazer o acabamento a diferença da altura do piso novo pro velho pois a casa toda tem o mesmo piso (nao uso portas da sala pra coz. e sala pro wc ( e cortada 0,40 cm causa cachorro)e é o mesmo nivel).
    Na colocação sobre o piso as marcas do rejunte irao aparecer?
    O que vc me recomendaria tenho cachorro e sou fumante. Posso eu mesmo colocar ou nao?
    Obrigado e ate mais.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Joaquim, o acabamento da transição do piso laminado é feito com o perfil redutor, que tem a borda chanfrada. No caso do banheiro é recomendável você subir o nível da soleira para se igualar ao nível do laminado, evitando a passagem de água.
      Com relação às marcas do rejunte, se você estiver falando do piso laminado não aparece marca não, mas se o rejuntamento estiver muito fundo tem que ser feita uma regularização.
      Para a instalação é melhor contratar um profissional.

  45. Jonatã Barros Gomes disse:

    Olá Ciro!
    Comprei meu Apartamento no TÉRREO, e gostaria de saber qual é o piso mais indicado para esse tipo de apartamento, sendo que minha preocupação é com a umidade que poderia vir do chão por estar no térreo? Meu apartamento também não sofrerá alta incidência de sol, por estar virado para o sul.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Jonatã, tanto o laminado, como o vinílico, como os pisos de madeira não podem ser instalados em áreas com umidade ascendente. Para se certificar de que sua casa não tem esse problema faça um teste de umidade de acordo com as instruções desse artigo:
      Como colocar piso laminado

  46. Ione Siqueira disse:

    Boa noite Ciro

    Quanto tempo deve levar para tirar todo piso de madeira?
    Sala com 18 metros e dois quartos menores.
    Obrigada Ione

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Ione, realmente não sei quanto tempo se gasta pra fazer esse serviço.

      1. Ione Siqueira disse:

        Mas esse material piso de madeira sai com facilidade?
        É só ir levantado e puxando as madeiras?

        1. Ciro Miranda disse:

          Depende do tipo de instalação, se foi feito com parafuso e bucha tem que desaparafusar cada um, se for colocado com prego costuma ser usado um pé de cabra para retirar o piso.

  47. Ione Siqueira disse:

    Boa noite Ciro.

    Comprei um aparamento e a sala e os quartos são pisos de madeira.
    Eu não gosto, gostaria de saber se posso colocar porcelanato em cima
    do piso de madeira? Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Não Ione, tem que remover o piso de madeira.

  48. Flavia disse:

    Olá! Obrigada pelas dicas. Quero colocar no chão do meu apto algo com aspecto de madeira, adorei os pisos vinílicos com sistema click mas achei bem carinho, porém o efeito de continuidade é lindo. Se eu colocar um porcelanato, achei um bem bacana da Incepa, que imita madeira ficará com o mesmo efeito?

    1. Ciro Miranda disse:

      Depende do porcelanato, se for com junta de 1mm, bordas retas e em formato régua fica muito bom, mas o efeito de continuidade realmente não sei se é igual.

  49. Pamela disse:

    Olá. Estou na dúvida entre o vinilico e porcelanato. Se eu quiser fazer uma limpeza melhor jogando água no piso para puxar com rodo danifica o piso vinilico? E é verdade que ele suja menos?

    1. Ciro Miranda disse:

      Pamela, o vinílico tem mais resistência contra umidade do que o laminado mas você NÃO pode jogar água nele dessa forma. A menos que seja um vinílico especial para áreas molhados com solda a quente nas juntas. Sobre o piso sujar menos, depende da cor do piso, do brilho etc, é difícil fazer uma avaliação genérica.

    2. vanja nunes disse:

      Boa noite! Estou querendo colocar o piso vinilico na minha sala e nos quartos por cima do porcelanato porque está com arranhões e com rachaduras mais tenho uma filha de 3 anos o que vocês acham? E podem me indicar alguém ou alguma empresa que faça esse tipo de trabalho pois não conheço nenhuma.

      1. Ciro Miranda disse:

        Olá Vanja, o vinilico pode tranquilamente ser colocado por cima do porcelanato. Em que cidade você mora?

  50. anderson disse:

    Meu apartamento ja tem cerâmica, eu posso colocar o laminado por cima dele?

    1. Ciro Miranda disse:

      Pode sim, dede que a cerâmica esteja bem nivelada.

  51. antonio disse:

    Posso por Rejunte em piso laminados nos cantos e rodapés , qual Rejunte

    1. Ciro Miranda disse:

      Acho que não vai dar certo, pois o piso dilata nessas juntas. Provavelmente vai atrapalhar a dilatação do piso e o rejunte vai acabar trincando.

  52. SIMONE LAZZARI disse:

    Olá! Tenho piso laminado e apesar dos rangidos acho ótimo pois tenho criança pequena ue pode andar com o pé descalço. A pessoa que faz a limpeza da minha casa deve ter molhado demais, em alguns lugares formou uma espécie de bolha. Consigo trocar somente estas partes? Existe alguma outra solução de reparo?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Simone,
      você pode trocar apenas as réguas danificadas, veja nesse artigo aqui:
      http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/como-restaurar-piso-laminado/

  53. Daniel Toledo disse:

    Boa tarde Ciro
    Tenho uma chácara e quero colocar porcelanato, só vai morar eu e minha esposa, você acha viável?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Daniel,
      Depende das condições do local, se tiver que passar em caminho de terra antes de entrar na casa, o pó e o barro vão fazer o piso arranhar mais rápido, nesse caso seria recomendável usar um revestimento esmaltado.

  54. Rita Guedes disse:

    Gostaria de saber se tenho que combinar o piso vilico laminado com as janelas? e se as janelas forem de madeira cor natural da madeira, quais os tons de piso combinam? obg

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rita,
      O piso não tem necessariamente que combinar com a janela. Com relação a cor é difícil pois a madeira natural pode ter muitos tons diferentes. Você teria que comparar cada modelo disponível com a cor da sua janela.

  55. Roberta Bressan disse:

    Olá Ciro,
    Sabe se posso aplicar vinílico na cozinha?
    Minha cozinha fica bem em cima do quarto da minha sogra e gostaria de um piso que evitasse o barulho (que ela não ouvisse tanto os passos lá de baixo). O que vc me recomenda?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Roberta, o vinílico pode ser instalado na cozinha sim, é melhor optar por um piso mais resistente e de preferência de manta soldada a quente, assim você pode molhar o piso sem problemas.

  56. Halena Penha disse:

    Gostaria de colocar um piso laminado em cima de um piso de madeira. Será que vai ficar bom porque a madeira já está um pouco com inclinação, ou seja, já não está bem reta.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Helena,
      O piso laminado precisa ser instalado sobre a superfície muito regular para evitar problemas, tipo empenamentos e rangidos ao caminhar sobre o piso. Se você instalar por cima do piso de madeira empenado provavelmente vai ter problemas.

  57. Gustavo disse:

    Bom dia! Tenho no meu apto um laminado de sistema click da marca floorest há 4 anos. Ele sempre estalava, mas neste último ano piorou muito. A assistência técnica fez junta de dilatação pela casa, nas portas dos quartos, mas não resolveu. Na sua experiência você vê alguma solução para este estalo?

    1. Ciro Miranda disse:

      Gustavo, depois do laminado já instalado é meio difícil. Uma solução para evitar esse problema pode ser instalar o piso clic usando cola, mas como o seu já está instalado fica complicado. Além do mais a causa do problema pode ser outra, tipo contrapiso mal nivelado ou umidade no piso, que faz as réguas incharem.

  58. Marcia disse:

    Olá Ciro
    Gostei da reportagem.
    Ainda tenho dúvidas; o piso laminado pode ser indicado em apartamento situado no litoral?
    O valor é mais convidativo, mas será que vai resistir a alta umidade natural?
    Obrigada
    Marcia

    1. Ciro Miranda disse:

      Oi Márcia,
      O problema do laminado em relação à umidade é apenas se cair muita água nas juntas do piso. Ou então se for umidade constante brotando do chão ou da parede. A questão da umidade do ar mais alta não tem problema. Só te recomendo seriamente a instalar o piso com cola (mesmo se for clic), pois aí as juntas ficam bem seladas e não há nenhum problema, ok? Mas se ainda estiver com receio, você pode usar o piso vinílico de encaixe imitando madeira, aí você vai ter uma resistência total contra umidade do ar, porém vai pagar mais de 100,00 / m2 só no material. Cuidado também com a areia dos calçados, se o seu ap for muito perto da praia e bom usar um laminado mais resistente, tipo um AC-4, para não riscar fácil.

  59. Carla disse:

    Oi!
    Achei muito interessante o comparativo.
    Minha dúvida é a seguinte: entre o laminado e o vinilico. Particularmente acho laminado mais bonito, e também é mais barato. Mas ouço e leio muita coisa dizendo que nao pode cair nem uma gota de agua no chão. É tão extremo assim?
    Nosso apto tem 50 mts, e só dois adultos morando. O que vc me diz? É muita desvantagem comprar o laminado?
    Obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Na verdade a superfície do laminado é impermeável, o que absorve água são as bordas do piso. No seu caso, morando apenas 2 adultos em casa o laminado não vai dar problema nenhum. O que não pode é fazer a limpeza constantemente com pano encharcado de água, e quando cair algum líquido no piso limpe imediatamente. Fazer a instalação com cola ajuda a impermeabilizar as bordas do piso.
      Abs!

  60. emilio disse:

    ola ciro…
    decidi colocar porcelanato em meu ap de cuiaba. local muito quente como vc ja sabe. gostaria de saber qual marca vc indica e com preco mais em conta. gosto dos polidos.
    obrigado.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olha Emílio, em questão de marca, tem muitas marcas reconhecidas no mercado com: Portobello, Eliane, Ceusa, Itagres, Portinari, Elizabeth, giotoku, Incepa, Cecrisa, Delta, sem contar os importados. O que dizem ser o mais importante é você comprar o piso com super gloss, que é a proteção anti-mancha, que tem a função de bloquear os poros do porcelanato para não penetrar liquidos. Acho que isso é mais importante do que a questão da marca. Com relação aos arranhões, quanto mais brilhante e mais escura for a superfície do porcelanato, mais fácil vai arranhar.
      Já em questão de preço o negócio é pesquisar mesmo, rs.

  61. Larissa Przywitowski disse:

    Olá Ciro! Adorei as dicas! Mas estou em duvida, se coloco piso laminado ou vinílico no meu apartamento, por causa do problema se eu derramar água ou algum outro liquido, qual seria melhor? Apenas será nos quartos e sala mas tenho cachorros.

    1. Ciro Miranda disse:

      O vinílico é mais resistente contra acidentes com líquidos, mas se você tiver cuidado com o piso o laminado não dá problema não. No caso do cachorro, se eles urinarem ou derramarem a vasilha de água sempre nos mesmos lugares, o laminado pode absorver a água e estufar, nesse caso um vinílico seria melhor.

  62. Fernando disse:

    Boa tarde Ciro!
    Muito bom o seu post, mas ainda tenho dúvidas.
    Estou para receber meu apartamento e irei revestir os quartos e sala. Entretanto, como pretendo alugar o apartamento, qual seria a melhor opção, porcelanato ou laminado?
    Eu particularmente acho o laminado mais bonito e de instalação mais rápida e barata, porém me preocupa a resistência do mesmo para o caso de locação.
    Grato

    1. Ciro Miranda disse:

      Opa, tudo bom,
      O porcelanato polido é mais resistente, mas se o locador não tiver cuidado também arranha. O ideal mesmo é um piso esmaltado para aguentar o batente.
      Abs!

  63. Claudia Regina disse:

    Ola Ciro!
    Sou uma portadora de deficiência física , achei esse piso porcelanato muito lindo, gostaria de saber, se eu colocar na minha sala, e cozinha, tem risco para mim, qual você poderia me indicar !

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Cláudia,
      O porcelanato polido escorrega bastante, principalmente em áreas onde corre o risco de molhar, como a cozinha. Uma opção segura é o porcelanato natural, que tem a superfície mais áspera, e por isso não tem o mesmo brilho do porcelanato polido, mas um aspecto mais fosco.

  64. Gabriela disse:

    Olá Ciro, estou em dúvida quanto a instalação de piso vinilico em meu apto pelo seguinte: vou fazer sala/ varanda integrados… ou seja, teremos uma churrasqueira e é um local que terá incidência de sol em alguns horários. Há algum problema quanto a isto ou você se refere que devemos evitar somente em locais incidência direta do sol?

  65. Carlos Morais disse:

    Boa tarde!!
    Gostaria de sua ajuda, irei colocar piso laminado na sala, corredor e nos três quartos. Minha dúvida está nas linhas Durafloor WAY ou Eucafloor Prime. A vendedora disse que a resistência é a mesma. Gostaria de confirmar se é a mesma porque minha esposa gostou mais da Durafloor.

    Muito obrigado e parabéns pelo site.

  66. Manuela disse:

    Boa Noite Ciro, gostaria de saber onde posso encontrar porcelanato ou cerâmica que imita madeira. Você possui alguma dica?

    Obrigada

  67. Adriano disse:

    Realmente é muita coisa a se analisar, mas desde o início da minha obra venho pensando em colocar porcelanato, que ao meu ver nesta comparação só perde em conforto térmico para o laminado. Muito boa esta lista e me fez ter certeza de usar o porcelanato mesmo. Obrigado pelas dicas.

  68. Rafael Bochi Bianchi disse:

    Bom dia Ciro,

    Gostaria de saber se você já ouviu falar do piso laminado Intermax. Desde sempre conhecemos o piso Durafloor e Eucafloor, porém temos este novo modelo que até então é desconhecido (pelo menos analisando na internet).
    Tens alguma referencia a respeito?

  69. Roberta disse:

    Olá Ciro! Entre esses pisos da sua tabela o mais silencioso seria o vinílico? Existe alguma outra tecnologia mais silenciosa que esta? Obrigada

  70. Fernando disse:

    Muito bom , mas pela minha pesquisa , para locais com muito m2 o piso de ceramica de boa qualidade é mais barato ,
    Porcelanato para Sala é ótimo , locais menos vistos é melhor o piso cerâmica , além do mais , o piso porcelanato é muito duro para trabalhar , o que precisa de mão de obra mais profissional , não aceite azulegista sem antes ver seu trabalho , outra dica ,
    na Hora de espalhar a argamassa , é preciso manter uma único sentido uma vez que falta de uniformidade dos riscos da massa impedi a saída de ar , principalmente de peças grades 80 x 80 , o que deixa oco e quebra com o tempo ,

    Sucesso nas decorações !!!!!!!!!! e mãos à calculadora !!!!!!!!!

  71. shidareformas disse:

    trabalho com revestimentos e reformas em geral meus preços para colocação de são:
    porcelanato 40 R$ o m2, cerâmica 30 R$ o m2, cimento queimado 25 R$ o m2, contra-piso 10 R$ o m2, preços de mao de obra neste ano de 2014 em são Paulo e abc-sp

    1. melissa disse:

      qual seu contato??

    2. Joel Ferreira disse:

      Ola me interessei pela sua mão de obra, pode me passar seu contato?

    3. Daniel disse:

      Me passa seu telefone pois to precisando colocar porcelanato

  72. Dilermando disse:

    Boa noite! trabalho na área decorativa e queria saber se vocês trabalham com revenda, tem catálogo

  73. Geyson Lessa disse:

    Olá Ciro, também gostaria de lhe elogiar pela excelente iniciativa. Essa tabela é muito prática.
    Ciro, algumas pessoas me disseram que o piso vinílico com o tempo começa a fazer aquelas “barrigas”, ou seja, ondulações, tipo bolhas no piso. Isso é verdade? Você recomendaria piso vinílico ou porcelanato?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Geyson

  74. Tati disse:

    Adorei!!!!!!! obrigada!!!!! Foi de IMENSA ajuda!!!

  75. Catia disse:

    Olá Ciro, tudo bem? Estou pensando em colocar laminado no meu apartamento mas estou com algumas dúvidas:
    A sala é consjugada com a cozinha, não vai ficar estranho separação dos ambientes? Fico imaginando como será feito para interligar os dois.
    Também tenho receio de ficarem linhas entre as laminas à mostra, esta é uma questão de montagem ou vai aparecer independente de quem montar? Gostei do Novara Cream Floorest Premiere.

  76. sheila disse:

    Ciro . acabei de receber meu apto. E me interessei muito pelos laminados. Mas não sei qual escolher o tipo. Poderia me orientar? Tenho interesse de colocar na sala e nos quartos

  77. camila disse:

    Estou construindo e tenho varias duvidas com relação ao piso laminado ou porcelanato. Minha residencia é em bairro de chácara e a entrada da minha casa será gramada. Gostaria de saber se corro o risco de riscar o porcelanato por conta disso.

  78. Nilse disse:

    Olá, gostaria de saber se o piso vinílico colado e o vinílico clicado ficam marcados no rejunte de piso frio, caso sejam colocados sobre este tipo de piso.
    Grata,
    Nilse

  79. William Ferreira de Azevedo disse:

    Meu velho, MUITO OBRIGADO, estou às vias de adquirir minha primeira casa própria e essa sua tabela caiu como uma luva, sanou praticamente todas as minhas dúvidas!

  80. TATIANE K. COSTA disse:

    Ciro – preciso de um auxilio…
    Estou em duvida o que colocar no apartamento sala e dois quartos Laminado ou Porcelanato
    Algumas pessoas comentam do barulho e que o piso laminado mancha… o que você acha destes comentários..

    1. Ciro Miranda disse:

      o laminado exige cuidados especiais e uma instalação muito bem feita, se todas as recomendações não forem seguidas realmente pode ocorrer barulho (tipo rangido) e manchas.

  81. TATIANE K. COSTA disse:

    Ciro gostaria de um auxilio…
    Estamos em duvida em colocar no apartamento

  82. Andressa Negrini disse:

    Bom dia! Vou precisar trocar o piso da minha casa que hoje e taco largo. As janelas e portas são de Angelin Pedra com verniz mogno e aí vem as dúvidas? Tenho que combinar a cor do piso laminado dos quartos com a cor das janelas e portas? E os móveis pode ser branco? O corredor, sala de jantar e sala quero colocar porcelanato , preciso combinar os tons? Obrigada

  83. Rosângela Barros disse:

    Estou com muita dúvida, se coloco piso vinílico ou Laminado nos quartos de minha casa. tenho a impressão que o Vinílico PVC fica melhor em ambientes comerciais, não dá aquele aconchego e requinte que o laminado, qual sua opinião? Resido em casa, um sobrado. Abç

    1. Ciro Miranda disse:

      Rosângela, realmente o piso laminado é uma imitação mais real da madeira, já o vinílico tem uma aparência mais artificial.

  84. Cássia disse:

    Medo de colocar laminado nos quartos!! Medo da umidade do dia a dia desgastá-lo!!

  85. Paulo Victor Reis disse:

    Boa noite, gostaria de saber qual é o mais pesado: laminado ou pvc? Quero usar no meu terraço. Uma parte pega sol e pode molhar. Daí, qual é o mais indicado?

    Obrigado!

    1. Ciro Miranda disse:

      Paulo, na verdade nenhum dos dois, tanto a incidência direta de sol como a água vão prejudicar o laminado e o piso de pvc.

      1. Paulo Lima disse:

        Qual a melhor marca Eucafloor ou Durafloor!?

  86. Ana Leticia disse:

    Olá. Tenho instalado em minha casa o piso laminado amendola vergara da linha Ritz da Durafloor, e estou muito decepcionada. O piso está todo marcado, não arranhado, mas com marcas como se tivesse perdido o brilho. Além disso, ninguém pode andar descalço pois ficam marcas dos pés no chão, mesmo de meia o piso fica marcado.
    O piso tem 1 ano e meio de instalação e já penso em trocá-lo. Me aconselha mudar de linha, de marca?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Ana, é um pouco difícil te aconselhar sem saber qual foi a causa deste problema. Você chegou a passar cera ou algum produto oleoso no piso?

  87. Marco disse:

    Bom dia!

    Estou pensando em colocar o piso vinílico click na casa toda e em cima do piso cerâmico. Mas o problema esta sendo o rodapé já existente, pois não quero tira-lo. Há algum rodapé que “esconde” este rodapé cerâmico?
    O que posso fazer?

    Desde já obrigado.

    Marco.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Marco,
      que eu saiba não. O jeito é arrancar o rodapé cerâmico antigo mesmo.

    2. Arion disse:

      Bom dia Marco, na verdade hoje é possível sim cobrir o rodapé de cerâmica existente, o roda pé que indico para você, é chamado Cover ele tem 12cm de altura podendo ser destacado para baixar a altura e é fabricado pela floorest laminados, se não me engano ele vem na cor branca, já pronta para instalar, não tenho como publicar fotos aqui mas se você pesquisar o google mostrará como funciona…
      Abraços…

  88. Regiane disse:

    Boa tarde,

    Mesmo com essa tabela ainda fiquei na dúvida, pois dizem o que o piso laminado desgasta e não tem assistência, já a cerâmica acho muito fria para os quartos, existem no mercado as marcas Durafllor e Eucafllor, quando fui visitar uma loja a vendedora me mostrou as duas marcas a Durafllor parecia ser mais resistente, pois era como uma tábua mesmo, já a Eucafllor parecia um monte de madeira esmigalhada no meio parecendo que com o tempo afundaria, o que você acha?

    Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Tudo depende de você escolher o piso com a especificação correta e seguir as recomendações do fabricante no cuidado com o piso. Além disso a instalação tem que ser bem feita. Se é Durafloor ou Eucafloor é o de menos. Como no seu caso é para quarto, você pode comprar um de resistência AC-3. Se for para sala ou corredores dê preferência para o AC-4 pra garantir.

      Comparação Durafloor X Eucafloor -> http://www.meupisolaminado.com.br/piso-laminado/durafloor-ou-eucafloor/
      Cuidados necessários com o Piso Laminado -> http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/cuidados-com-piso-laminado/

  89. CARINA QUARESMA MELLO REICHERT disse:

    BOA NOITE!! GOSTARIA DE SABER O VINILICO DE CLIC, QUAL A MELHOR MARCA SÊNECA OU DURAFLOR?

    1. Ciro Miranda disse:

      Ambos são bons e o preço é bem parecido, fica a critério do acabamento que mais lhe agradar. Abs!

      1. shandra disse:

        para vinilicos existes muitas marcas, tarkett , beaulieu….. porem uma dica se quizer esse de pvc a diferença entre os colados e os clicados é que os colados são mais baratos e daram o mesmo efeito visual, os clicados a unica vantagem é na instalação mais muito mais caro. Eu indico os colados da tarkett são os melhores que são ambienta para ambiente comercial e essence para residencial.

        1. Fabiana Mariano disse:

          Shandra, precisava muito saber disso.
          E vc pode me dizer se eles fazem barulho como os laminados, ouvi dizer que não mas tenho dúvidas.
          Desde já obrigada.

          1. Ciro Miranda disse:

            Olá Fabiana, se for colado não vai fazer barulho não, mas se for em régua a acústica é um pouco pior, porém dizem que é melhor que o laminado.

  90. Ana disse:

    Ótima explicação. Muito obrigada pelas informações me ajudou muito!!!

    1. Ciro Miranda disse:

      Obrigado Ana, disponha!

  91. Dalva Rodrigues disse:

    Muito boa a sua ajuda, Ciro!! Obrigada!
    Gostaria de saber mais a respeito da colocação. Se possível,dar essas dicas.

    Um grande abraço

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Dalva,
      Veja neste post o passo a passo completo da instalação, com vídeos e fotos: http://www.meupisolaminado.com.br/instalacao/como-colocar-piso-laminado/
      Abs!

  92. Sergio batista disse:

    Eu vi a tabela de preços e gostei,preciso saber onde compro piso vinilico e regua colado e clicado esse colado a 30,00 onde é a loja.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Sérgio,

      Você encontrará a régua vinílica colada na loja madeiramadeira.com.br. Na época que escrevi o post estava a 30,00. Hoje está saindo por volta de 35,00. A marca deste piso é Scandian Línea e a medida é de 2mm de espessura com régua de 16cm X 91,5cm.

      1. Cláudia carvalho disse:

        Olá ciro miranda gostaria de saber se posso fazer algo com meu piso porcelanato muito caro comprei tipo madeira fosco 200m quadrados estou super arrependida queria saber sem tem uma forma de colocar brilho pintar sei lá me ajudar. ..
        ATT Cláudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>