Piso Laminado – Perguntas Frequentes, Tire suas Dúvidas.

Perguntas Frequentes sobre Piso Laminado:

Veja as Respostas para as principais dúvidas relacionadas aos pisos laminados:

duvidas frequentes sobre piso laminado Qual a resistência do piso laminado? o que as garantias cobrem, onde não instalar?Comparações entre laminado, porcelanato, vinílico. Dúvidas sobre instalação, limpeza e restauração, e muitas outras respostas.

1 - Dúvidas na Escolha do Tipo de Piso

Qual a diferença entre Carpete de Madeira e Piso Laminado?

Os carpetes de madeira são revestidos por uma fina lâmina de madeira natural coberta por algumas camadas de verniz. Esta estrutura proporciona baixa resistência contra riscos e faz com que os carpetes de madeira sejam classificados como Laminados de Baixa Resistência.

Já os Pisos Laminados são revestidos por uma camada denominada “overlay”, que é uma lâmina cristalina não porosa que garante ótima resistência a riscos e manchas, por este motivo são classificados como Pisos Laminados de Alta Resistência.

Entender melhor esta diferença em Carpete de Madeira

Qual a diferença entre Piso Laminado e Piso Vinílico?

Os pisos laminados tem como sua matéria prima principal a madeira , já o piso vinílico é produzido com PVC. A aparência destes pisos é muito semelhante, pois ambos reproduzem com fidelidade os padrões da madeira. Os pisos vinílicos são colados ao chão, se forem comprados em mantas ou placas, mas também podem ser instalados como piso flutuante, se forem comprados na forma de réguas, que são instaladas através do encaixe click (sem cola). Os laminados são sempre instalados pelo sistema flutuante, ou seja, não são parafusados nem colados ao chão. Suas réguas se unem através de encaixe click ou com a utilização de cola na junção dos encaixes macho e fêmea.

Ambos os tipos de piso não podem ser instalados em áreas externas nem em áreas molhados como banheiros cozinhas e áreas de serviço. Mas há uma exceção, há algumas mantas vinílicas que podem ser instaladas em banheiros, neste caso, as juntas entre as faixas da manta são soldadas a quente e devem ser feitas por mão de obra especializada.

Veja a tabela de comparação de entre estes dois pisos em -> laminado, porcelanato, vinílico

 

Quais as vantagens e desvantagens do Laminado em comparação com o Porcelanato?

Existem muitos tipos de porcelanato. Por isto vamos analisar os 3 grupos mais comuns no comércio: Esmaltado, Polido sem proteção e Polido com proteção.

Os porcelanatos esmaltados são muito resistentes à água, riscos e manchas. Isto ocorre porque são revestidos de uma camada superficial de esmalte. A aparência destes pisos é semelhante à cerâmica tradicional.

Os porcelanatos polidos são aqueles que proporcionam uma superfície espelhada. Este tipo não possui camada de esmalte e o seu brilho é obtido através do polimento, assim como os granitos e mármores. Desse modo, são menos resistentes à riscos do que os esmaltados. Outro ponto muito importante sobre estes porcelanatos é que o processo de polimento abre poros na superfície das peças, que não são visíveis a olho. Assim, quando ocorrem acidentes com líquidos manchadores, como vinho, existe uma grande chance do piso manchar,  pois o líquido penetra nos poros do porcelanato. Mas nem tudo está perdido, existe um sistema de proteção anti-manchas para os porcelanatos polidos, comercialmente chamado de Super-gloss, Glossy, Protetiva ou Nanotecnologia. A proteção vem de fábrica e consiste em micro cristais de silicone que preenchem os poros e impedem a ocorrência de manchas. Esta proteção irá durar de 1 a 5 anos dependendo do cuidado com o piso. Mas atenção, o porcelanato que não mancha é mais caro, geralmente, a partir de 50,00 / m2.

Agora que conhecemos um pouco dos porcelanatos, vamos comparar com o Piso Laminado. Use os tópicos a seguir para te ajudar na hora de escolher:

1- Se tiver umidade brotando do seu piso, não use laminado, dê preferência ao porcelanato ou cerâmica. Estes últimos são muito mais resistentes à umidade ascendente.

2- Em áreas externas ou áreas molhadas, como cozinha, banheiro, áreas de serviço não coloque laminado.

3- O porcelanato polido com proteção anti-mancha ficará um pouco mais caro do que o piso laminado, pois além do preço do material ser maior (a partir de 50,00), a mão de obra para instalação de porcelanatos gira em torno de 30,00 / m2. Somando as perdas de material, rejunte e argamassa, não sairá por menos de 100,00 / m2.

3- O porcelanato é um piso frio, pois transmite sensação de que está gelado quando entra em contato com a pele nos dias frios. Já o laminado é um piso quente confortável ao toque.

4- Se sua casa fica em ambientes com muita areia, como ruas sem calçamento ou próximo à praia. Evite o piso laminado e os porcelanatos polidos. Dê preferência para os esmaltados.

5- Quanto à resistência aos arranhões, tanto os laminados como os polidos necessitam de alguns cuidados na sua conservação, como usar feltros nos pés dos móveis, capachos nas portas e colocar rodízios de poliuretano ou silicone nos movíeis, pois os tradicionais, de nylon, são muito abrasivos.

6- A instalação do laminado é rápida e sem sujeira. 

Qual a diferença de Preço entre o Carpete de Madeira e o Piso Laminado?

Veja a tabela de comparação de preços em Carpete de madeira preço m2

Qual a diferença de Preço entre o Piso Laminado e a Cerâmica?

Veja a tabela de comparação de preços em laminado ou cerâmica

Qual a diferença de Preço entre o Piso Laminado e a Piso Vinílico?

Veja a tabela de comparação de preços em laminado, porcelanato, vinílico

O que é piso Flutuante?

É todo aquele que não é afixado ao contrapiso. Os pisos flutuantes são montados sobre o chão sem serem colados ou parafusados ao mesmo. Os principais produtos dentro desta categoria são: pisos laminados, carpetes de madeira, pisos vinílicos e os pisos estruturados de madeira. Saiba mais sobre cada um destes pisos em Piso Flutuante

 

O que é piso Quente?

São os pisos confortáveis ao toque. Mesmo nos dias frios o contato com a pele não causa aquela sensação de gelado. São pisos quentes: piso de madeira, vinílico e laminado.


2 - Dúvidas sobre as Marcas de Laminado

Qual é a melhor marca de Piso Laminado?

Existem muitas opções no mercado. Mas a princípio, todas aquelas que seguem as normas brasileiras para produção de pisos laminados são boas, pois o material é submetido a rigorosos testes para garantir sua conformidade com as especificações.

As marcas mais conhecidas são Durafloor, Eucafloor e Floorest, e todas 3 fabricam ótimos produtos. O importante mesmo é escolher o produto com a classificação de uso correta para o ambiente que será revestido. Para saber mais sobre a classificação de uso e como escolher o piso de forma correta veja: Instalação de Pisos Laminados

Quais são os modelos da Durafloor?

Confira esta Galeria de Fotos com todos os modelos da Durafloor em Piso Durafloor

Quais são os modelos da Eucafloor?

Confira esta Galeria de Fotos com todos os modelos da Eucafloor em Piso Eucafloor

Quais são os modelos da Floorest?

Confira esta Galeria de Fotos com todos os modelos da Floorest em Piso Laminado Floorest

Quanto custa cada marca? Qual tem o melhor custo?

Veja a tabela de comparação de preço de marcas de laminado em Durafloor, Eucafloor ou Floorest?

atencao erro mulher-650x100-vermelho


3 - Dúvidas Gerais sobre Piso Laminado

O que é piso Laminado?

É um revestimento industrializado que reproduz a aparência de diversos estilos de madeira. A instalação é feita sem fixação à base (flutuante) e podem receber ou não cola nas junções, dependendo do sistema de encaixe.

O piso laminado é composto por várias camadas com funções específicas. O miolo das peças é feito de HDF (tábuas de fibra de alta densidade). A superfície é constituída de uma lâmina de celulose onde as cores e texturas são impressas fotograficamente. Sobre esta camada, há um filme cristalino chamado “overlay” que tem a função de garantir resistência ao piso. Saiba mais detalhes sobre este assunto em Laminado de Madeira

Quanto custa Piso Laminado?

Confira a tabela comparativa de preços de piso laminado em Durafloor, Eucafloor ou Floorest

Existe diferença de preço entre padrões da mesma linha?

Não. O processo de fabricação é o mesmo, portanto não há diferença no valor, independentemente do padrão. O preço varia apenas de linha para linha.

Piso Laminado é resistente?

O laminado é revestido com uma camada superior que confere alta resistência contra riscos e manchas. O piso é submetido  a testes de abrasão para determinar a classificação de uso do piso. Veja um vídeo explicando o teste de resistência à abrasão em Laminado de Madeira. No entanto, qualquer que seja o tipo de piso, o que realmente define se um piso é resistente, é fazer a instalação de acordo com as indicações de uso. Pois um piso que é durável na sala de uma residência pode não ser durável em uma academia de ginástica. Por isso os laminados são divididos em várias classes de resistência e cada uma delas é indicada para um tipo de ambiente.  Entenda mais sobre as classificações de uso em Instalação de pisos Laminados. Outra questão importante é seguir os cuidados recomendados pelo fabricante para utilização e limpeza do piso.

Onde o Piso Laminado pode ser instalado?

Pode ser instalado em qualquer ambiente residencial ou comercial (de acordo com a indicação de uso) e que não esteja exposto à umidade nem à incidência solar contínua. Não pode ser colocado em áreas molhadas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

O contrapiso precisa estar isento de umidade e regularizado, com desnível máximo tolerado de 3mm por 1,5 metros.  A base poderá ser de concreto, argamassa, cerâmica, vinílico (colado) ou madeira. Se for andar térreo com revestimento de madeira é recomendado retirar o piso antigo antes de instalar o laminado.

Não instale piso laminado sobre carpete de tecido ou pisos flutuantes.

Piso Laminado pode ser instalado em paredes?

Sim. A Eucafloor possui o sistema Eucafix, que permite a criação de belos painéis para decoração de paredes. Veja fotos destes painéis e confira o preço em Piso Laminado na Parede

Piso Laminado pode ser instalado em escadas?

Sim. Para colocação de piso laminado em escadas as peças são coladas nos degraus com uma mistura de cola PVA D3 e pó de serra na proporção de 200 g de pó para 1 Kilo de cola. As principais marcas possuem acessórios e até mesmo réguas específicas para escadas. Você poderá revestir os pisos e espelhos ou apenas o pisos dos degraus.

Piso Laminado pode ser instalado em contrapiso de metal?

Pode. Desde que não haja movimentação em excesso. A base precisa ser firme.

Piso Laminado pode ser instalado sobre sistema de calefação?

O laminado só poderá ser instalado sobre sistema de calefação se não for calefação úmida e se a temperatura não ultrapassar 28 graus célsius.


4 - Dúvidas sobre Manutenção e Limpeza do Piso Laminado

Como Limpar piso laminado?

Utilize vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó com tecido ou escova no bocal. Use produtos de limpeza neutros diluídos em água, que não sejam abrasivos, por exemplo, detergente neutro, Veja multiuso,  Cif Gel, Lysol, Destac ou álcool. Devem ser aplicados com um pano bem torcido no sentido do comprimento das réguas. Para manchas mais difíceis consulte a lista de produtos para cada tipo de mancha em  Limpeza de Piso Laminado

O Piso Laminado pode ser lavado?

Não. Apesar da camada superficial do piso ser impermeável, as bordas e o fundo não são. Por isso deve ser evitada qualquer limpeza que ocasione o escorrimento de água pelas frestas do piso. O laminado deve ser limpo sempre com pano úmido bem torcido.

O Lysoform pode ser usado na limpeza do Piso Laminado?

De acordo com o FAQ da marca Durafloor item 34, testes feitos na fábrica demonstraram que pode ser usado.

Os descupinicidas Piretrina e Cipremetrina podem manchar o Piso Laminado?

Há uma grande chance de que causem manchas.

O piso pode ser encerado?

Não. Encerar o piso acarretará perda da garantia. Como a superfície do laminado é impermeável a cera não será absorvida e uma crosta gordurosa se formará. Isto poderá manchar o piso, além de torná-lo escorregadio e reter partículas de areia que provocarão arranhões.

Quais os cuidados básicos com o piso?

Use feltros nos pés dos móveis e capachos nas entradas das portas para reter grãos de areia trazidos pelos calçados e pelo vento. As rodinhas dos móveis devem ser de poliuretano ou silicone. Evite arrastar móveis sobre o piso, se tiver que fazê-lo, ponha antes um cobertor grosso por baixo do móvel. Coloque cortinas nas janelas para proteger o piso da incidência solar direta e contínua.

Como Trocar Réguas danificadas do Piso Laminado?

Veja o passo a passo com fotos e vídeo em como restaurar piso laminado

É possível consertar Riscos ou Furos no laminado?

Existe uma técnica e um material específico para reparar lascas, furos e arranhões profundos no piso laminado, veja o vídeo ensinando como isto é feito em Como Tirar Risco de Piso Laminado.


5 - Dúvidas sobre Instalação

O que devo conferir antes de aprovar um serviço de instalação?

Veja uma lista de checagem para fiscalização de serviços de instalação em como instalar piso laminado

 

Como instalar Piso Laminado?

Confira o processo de instalação passo a passo com fotos e vídeos em como colocar piso laminado

Qual o espaço necessário para dilatação?

Devem ser deixadas juntas de dilatação entre o piso e as paredes, para o caso de áreas grandes, devem ser criadas juntas a cada 8 metros, tanto na longitudinal quanto na transversal. O fabricante Durafloor recomenda juntas de 15mm, já os fabricantes Eucafloor e Floorest aconselham 8 a 10 mm.

O que ocorre se o espaço para dilatação não for obedecido?

O piso laminado, como qualquer piso de madeira, se contrai e dilata de acordo com as variações de temperatura e umidade. Caso não haja espaço para esta dilatação o piso irá subir para comportar a variação dimensional, ou seja, causará estufamento.

Armários embutidos podem ser instalados sobre o piso?

Não é recomendado, pois irá travar o laminado no chão, impedindo sua livre dilatação e poderá causar estufamento. Instale os armários antes do laminado ou corte o laminado na área do armário.

É necessário fazer amarração em corredores com réguas colocadas na transversal?

Sim, mesmo que sejam os corredores mais estreitos de 90 cm, é preciso cortar as réguas e fazer a amarração. Se não for feita, poderá ocasionar levantamento das pontas das peças.

Porque é preciso instalar o perfil T nas passagens de portas?

Ambientes diferentes podem ter características de temperatura e umidade diferentes, fazendo o índice de dilatação variar de um cômodo para outro. Por isso é imprescindível usar o perfil T em todas as portas para evitar deformações no piso.

Como o rodapé é fixado na parede?

Podem ser fixados de várias formas a critério do instalador. Pode-se utilizar parafusos, prego sem cabeça, cola ou até silicone.

Para os pisos Colados, após quanto tempo a área pode ser liberada para tráfego?

24 h depois do término da instalação.

Que tipo de cola é utilizada no encaixe macho-fêmea?

Cola PVA D3.

É necessário fazer a climatização do piso ou já posso instalar no ato do recebimento?

Deixe o piso no ambiente da instalação por 48h antes iniciar o serviço para que o material adapte-se às condições climáticas do local. Exceto se seu piso for da marca Durafloor, neste caso, o manual de instalação orienta que não é necessário fazer a climatização.

Qual é o percentual de perda do Piso Laminado?

Na instalação em diagonal fica entre 10% e 12%.  Se for no sentido longitudinal ou transversal será de 7% a 8%.

guia-pratico-homem-250x250-verde


6 - Dúvidas sobre Garantia

Usar manta de marca diferente do piso causa a perda da garantia?

Sim, os termos de garantia das principais marcas obrigam a utilização de mantas e acessórios originais e da mesma marca do piso.

O que as garantias dos fabricantes não cobrem?

- Problemas causados por falhas na instalação, como estufamento causado por falta de juntas de dilatação, ou instalação em locais indevidos, como contrapisos desnivelados e úmidos.

- Perfurações, cortes, riscos e arranhões causados por acidentes na utilização diária

- Uso de água em excesso na limpeza ou exposição excessiva a líquidos em geral.

- Aplicação em áreas molhadas e externas;

- Problemas causados por incêndio e outros agentes de força maior, como enchente, inundação e outras catástrofes naturais;

- Danos provocados por insetos, como cupins.

- Exposição ao calor extremo ou à incidência contínua e direta de luz solar.

 Mais detalhas sobre o que as garantias cobrem e o que não cobrem em durabilidade piso laminado


7 - Dúvidas sobre acessórios

Quais são os tipos de manta disponíveis no mercado?

 Vamos analisar os produtos das principais marcas:

 Durafloor:

Manta Durafloor: (polietileno) – manta lisa de 2mm de espessura, é indicada apenas para andares superiores de contrapiso de cimento.

 Manta Duraero (polietileno) – manta canelada de 3mm para proteção contra umidade residual, pode ser usada sobre bases de madeira,  cimento, cerâmica, ou Vinílico. Pode ser colocada tanto em pavimento térreo quanto pavimento superior.

 Durasilent – manta feita de EVA com espessura de 1mm. Tem propriedades anti-ruídos e pode ser colocada sobre bases de concreto, cimento, cerâmica, ou vinílico, tanto em pavimento térreo quanto superior.

 Eucafloor:

Manta Eucafloor de Polietileno – tem 2 mm de espessura e é utilizada para corrigir pequenas imperfeições do contrapiso.

Eucasoft Premium: Manta flexível de polietileno que tem a função de reduzir ruídos tanto no próprio pavimento quanto no andar inferior.

Floorest:

Manta Standard: manta de 2mm com a função de proteger contra umidade residual e corrigir pequenos desníveis no piso.

Manta Unisound: tem 2mm de espessura e melhora o isolamento térmico, além de proporcionar redução significativa de ruídos.

Para que servem as Mantas?

As Mantas tem a função de reter eventual umidade, de corrigir irregularidades do contrapiso e absorver o ruído das réguas. 


8 - Outras dúvidas:

Os pisos laminados recebem algum tratamento contra cupim?

Não há um tratamento específico para esta finalidade, mas devido a alguns componentes químicos do material, o laminado não é atrativo a estes insetos. No entanto, se o ambiente estiver infestado, podem ocorrer danos ao laminado.

O laminado é um piso estático?

Não. Pois é capaz de acumular e conduzir cargas elétricas.

O laminado é resistente ao fogo?

Os pisos laminados não possuem essa característica. Sua superfície é resistente a brasa de cigarro, mas não possui a capacidade de resistir a chamas.

Ajude-me a divulgar esta matéria curtindo minha página no botão abaixo:

244 thoughts on “Piso Laminado – Perguntas Frequentes, Tire suas Dúvidas.

  1. Fabiano disse:

    Coloquei laminado clic e sinto cheiro de gás no quarto.
    O que pode ser?

  2. Roseli disse:

    Boa tarde, é possível retirar piso click instalado para re-instalar em outro lugar? Quais os danos que podem ocorrer? Fica bom?

  3. ELIANA TAVARES disse:

    Bom dia, Ciro!

    Tenho piso laminado em casa. Posso trafegar de salto fino sobre ele?

    Obrigada!

  4. Conceição disse:

    Estou pensando em colocar piso laminado, a minha pergunta é : e e meu filho somos alérgicos, Tem cheiro na instalação? Uma amiga fez há um tempo e disse que tem.

    1. Ana Paula disse:

      Não o piso não tem cheiro na instalação.

      Existe dois tipos de instalação, com cola e o sistema click, pode ser que o da sua amiga seja no sistema cola por isso deve ter ficado com cheiro.

  5. Felipe Ferreira disse:

    Boa tarde. Eu gostaria de saber se é possível aplicar resina ou sinteko em pisos laminados, mesmo sabendo que pode causar a perda da garantia. Obrigado

  6. Maria disse:

    Olá, vou colocar piso laminado e como tenho problemas de umidade na residência (casa antiga) o instalador orientou comprar lona preta (mais grossa possível) para ser colocada primeiro (utilizando fita transparente para fixar). Estou ciente que mesmo assim o piso pode começar a ter problemas com uns 5 anos, tempo necessário para uma solução definitiva. Lendo no site de vocês a indicação nesses casos é filtro plástico (?) com o comentário lona preta não, lona transparente. Vocês poderiam esclarecer por que a lona preta não?

    1. Patricia disse:

      Olá. .
      Espero que não tenha colocado a lona preta.
      Fizemos essa besteira aqui em casa.
      A lona esquenta e sua, piorando a umidade.
      2 meses e o cheiro estava insuportável.
      Retirando o laminado, o piso estava todo mofado. Agora o problema é dez vezes pior, tendo que fazer a limpeza desse mofo e impermeabilizar tudo. E a sujeira ainda.
      Não economize nessa parte. Se optar pelo laminado, impermeabilize antes.

  7. Rodrigo Grasseschi disse:

    Olá, Ciro! Tudo bem?

    Sou o ex-proprietário da Carpetes Luiza, que fizemos o contato a alguns anos atrás, e você nos colocou em seu Blog para consulta de orçamentos.

    Estamos abrindo uma outra loja – Ambiente Decor – e gostaríamos de participar novamente do seu excelente Blog.

    Gosto muito da sua transparência e profissionalismo com que direciona seu público, nesse ramo com tantas dúvidas sobre a qualidade dos serviços que as lojas prestam.

    Se possível, entre em contato conosco (email no formulário) para te passar nossos valores atualizados e começarmos mais uma parceria.

    Desde já agradeço a atenção.

    *não encontrei outro meio de me comunicar aqui no site

  8. THAYS disse:

    olá bom dia,
    realizei a instalação do meu piso Laminado cerca de 2 semanas e agora em algumas partes ele está ficando “fofo” ainda não tem ninguém morando no apartamento nem sinal de infiltração. existe alguma coisa que possa fazer para diminuir esse efeito?

  9. jane disse:

    Olá..
    Ciro coloquei laminado megafloor m3 em meus quartos e sala..8 meses depois o piso começo a rangir muito e percebi que alguns lugares esta meio levantado..será que foi a instalação ou o piso esta com defeito..pois acho que eles teriam que ficar uniforme (não ter pequenos dentes) e não fazer barulho. Pois quando colocou não faziam barulho agora tem alguns lugares que fazer..estalos e rangem,,O que acha?

  10. jane disse:

    Olá..
    Ciro coloquei laminado megafloor m3 em meus quartos e salas..8 meses depois o piso começo a rangir muito e percebi que alguns lugares esta meu levantados..será que vou a instalação ou o piso esta om defeito..pois acho que eles teriam que ficar uniforme e não fazer barulho..

  11. Lidiane disse:

    Ola tenho tenho piso de madeira mais ele nao eh nivelado e nao queria tira toda a madeira para poder colocar o laminado teria alguma coisa pra ser feito? Sem presisar mexer no assoalho?

  12. Rafaela disse:

    Boa noite, gostaria de saber se posso instalar o piso laminado sem retirar o rodapé antigo? Trata-se de um imovel alugado e se retirar o rodapé terei o custo de colocar novamente depois que entregar o imovel, o que não seria viavel. Ou existe outra solução?
    Obrigada

  13. salu disse:

    Pergunta: Gostaria de saber se fica bom colocar piso laminado por cima de outro piso laminado velho que tenho.

  14. Adriana disse:

    Meu apartamento inundou d água ,estou preocupada pois ainda sobe água do poso ,você tem alguma dica do que eu possa fazer para que não ocorra o estufamento do piso
    Desde já agradeço

  15. Ricardo disse:

    Bom dia,
    Meu piso de cerâmica é bastante antigo. Em alguns pontos específicos ele esta solto/descolado. Na grande maioria do apartamento ele NÃO esta solto, porem, percebe-se que ha muito piso oco. Eu gostaria de colocar piso laminado na sala e nos quartos. Minha duvida é. Posso colocar o piso laminado do jeito que se encontra meu piso cerâmico??? preciso corrigir o local que o piso esta descolado??? preciso corrigir os locais onde o piso esta oco???
    Desde já muito obrigado

    1. Não o melhor é arrancar todo o piso para depois colocar o piso laminados. Contatos fazemos tudo isso contatos 41725090

  16. Margareth disse:

    Bom dia deixei minha pergunta algum tempo e não foi respondida ,vou resumila se VCpuder me ajuda :coloquei piso laminado a cinco meses e quando cai pequenos objetos ele amassa (livro,bibelor ,cel…) meu piso pode ter tido problema de fabricaçãotipo falta dde resina. piso é Ac3.Obrigada Margareth

  17. Margareth disse:

    Coloquei piso laminado no meu apto tem cinco meses, deixei cair um livro da cama e o piso amoçou,deixei cair um bebelor do criado mudo que fica perto da parede que amorteceu aqueda o piso furou,caiu um cel fez uma morsa e purai vai se cair pequenos objetos danifica. Quando resolvi por esse piso fiz pesquisas e não vai ninguém reclamando algo parecido ,tenho medo de andar de solto alto dentro de casa pois consertesa irá danifica-lo..(salto agulha) acho que entrei pelo cano com essa escolha se tiver alguém com o mesmo problema por favor me enforme.Obrigada

    1. Davi Martins disse:

      Olá, o que pode ocorrer nestes casos é um estofamento de piso, que nós instaladores chamados de “Canoagem de Piso” devido a umidade ou falta de espaçamento nas bordas de piso, com isto o piso fica estufado, dá impressao de estar Oco por baixo e poderá sim quebrar ou aparecer buracos.
      Solução: abrir as laterais e ajustar o espaçamento de reguas/parede, ou em ultimo caso, se o piso for de encaixe, refazer a instalação da forma correta.
      Obrigado!!!

  18. Raphaela disse:

    Olá, aluguei um apto todo em ardósia, acho mto feio e gostaria de colocar piso laminado por cima, é possível?
    Posso aplicar a manta e o piso sem ter que tirar a ardósia? Pois não deveria fazer obras no imóvel, mas eticamente ardósia é mto feio para interior de casa. Obrigada.

    1. Sobre essa pergunta vc pode colocar piso laminado por cima de preferência uma manta mais grossa. Contato 41725090.

  19. Maria Candida Silveira disse:

    Boa noite Ciro,
    foi instalado um piso vinilico Eucafloor na minha casa. Quando estava sendo instalado percebi que algumas bordas estavam salientes e comentei com o profissional, ele disse que iria injetar cola com uma seringa para colar adequadamente o piso. Terminada a instalação, fiquei muito triste ao perceber que muitas bordas não estão coladas. Há como colar as bordas ou remover e colar as réguas novamente? Muito obrigada.

  20. iliane disse:

    Oi…
    pisos laminados com brilho aparece mais os arranhões do que os foscos?

  21. Elaine Crisitian disse:

    Boa tarde!

    Quero instalar o piso vinílico nos quartos, tem um porém não tenho como tirar as camas e o guarda roupa do quarto do meu filho.
    Pergunta:

    Posso instalar o piso só arrastando os móveis?

  22. EDER disse:

    Bom dia!

    Estou construindo e tenho um corredor que é integrado com varanda e cozinha, devo aplicar porcelanato ou piso laminado? nos dormitórios será piso laminado.

    agradeço pela atenção

  23. EDER disse:

    Olá, estou construindo e vou colocar laminado nos quartos a minha duvida é no corredor uso laminado ou o mesmo porcelanato da cozinha? tendo em vista que a cozinha, corredor e varanda estão integrados.
    agradeço desde já!

    1. Sulivan disse:

      E questão de estética na instalação não influencia em nada

  24. Fabrício disse:

    Olá…paguei para instalarem o piso laminado duraflor na sala e no quarto, pois o apartamento estava vazio…gostaria de mandar fazer um guarda roupas planejado e tal… teria algum problema de instalar sobre o piso já colocado?

  25. Adilson disse:

    Meu piso laminado eucafloor é colado, e no meio uma ceramica estufou, consigo fazer manutenção?

  26. Michelle Cristine Bonatto Paese disse:

    Oi Ciro, estou com um caso deveras esquisito. Meu sofá nunca sai do lugar. Às vezes arrastamos ele de um lado para outro da sala para podermos limpar ou em dia de jogatina a gente move ele de lado para por a mesa no centro da sala. Fazia muito tempo, pra falar a verdade, que a gente não mexia no sofá, e essa semana, mais precisamente na quarta-feira, um dos pés do sofá quebrou (sofá bem vagaba haha). Eu e o marido movemos ele de lugar pra consertar, e eu aproveitei e até varri onde fica o sofá para tirar os pelos da gata. Sofá arrumado, ele ficou com um buraco aberto, e a minha gata sem vergonha ficava se enfiando ali dentro pra dormir… na quinta-feira, movemos o sofá de novo pra tirá-la de dentro.. e o piso estava lindo como sempre. Na sexta de manhã, porém, meu marido foi tirar ela de novo de dentro do sofá e levantou ele… e eis que tinha uma queimadura em torno de 2cm de diâmetro embaixo do sofá. Na hora que eu vi, ela estava gelada, não tinha sinais de calor nem nenhum tipo de resíduo ao redor da queimadura, e ela parecia na realidade somente uma mancha de café no chão. Mas quando eu passei o dedo por cima dela, ela afundou e craquelou inteira, e escureceu (antes ela era clara mesmo, como uma mancha de café, e agora está negra). Liguei para a imobiliária (eu moro em um apto alugado) e eles enviaram hoje o responsável geral pela manutenção. Ele nunca havia visto algo assim e não sabe o que pode ser. Ele ficou de verificar com a proprietária qual a fabricante dos laminados (sendo que houve uma reforma no apto há menos de 5 anos atrás – eu estou neste apto há 3 anos). Mas a minha dúvida é: o que pode ter ocorrido? Não passa fiação elétrica no ponto – ele fica distante quase 50cm da tomada mais próxima e não há luminária por baixo dele – no caso, no vizinho de baixo. Não derrubamos nada, pois o sofá fica ali, paradinho, e não usamos fósforos, nem isqueiros, nem velas, incensos, cigarros… nada que pudesse justificar a queimadura. Teremos que trocar toda a peça ou existe alguma forma de reparar a lâmina? Eu acho que ela é daquelas de colar, mas não tenho plena certeza. E a sala é GIGANTESCA… eu gastaria bem uns 5K só pra trocar uma lâmina. Tu poderia me orientar? Obrigada!!

    1. Sulivan disse:

      Olá seu problema é mais simples que vc imagina da pra fazer o reparo vai gastar em torno de uns 350,00 só o que ocasionou Não sei te explicar só vendo mesmo

  27. Lethicia disse:

    olá estou em duvida se eu devo revestir em um piso de madeira natural ( Que é o revestimento que eu realmente desejo ) ou em um uma solução mais barata, como carpete de madeira, piso laminado ou até mesmo porcelanato, Como você me orientaria para fazer a melhor escolha possível, levando em conta o conforto, beleza e custos ?

  28. Stephanie disse:

    Boa noite ciro, estou com uma dúvida em relação a instalação dos meus pisos… Vou colocar piso laminado nos quartos e vinilico na cozinha e sala… O pessoal do planejado quer instalar os móveis,mas ainda não coloquei os pisos e eu li no comentário acima que não posso colocar armário de Embutir em cima do piso, mas o meu instalador falou pra colocar o piso antes e depois os móveis.. Afinal Oq eu tenho q fazer primeiro, o piso ou os móveis??? Me ajudaaaa rs

  29. Rodrigo Schreiber disse:

    Boa noite ciro. Vou colocar piso laminado na minha sala, porem tambem quero instalar uma lareira metalicada de canto. Poderia ser instalada em cima do laminado? Ou eu tenho que fazer uma base para a lareira com outro material? Obrigado

  30. Bom dia!
    Gostaria de saber se é possível, com o laminado ou o vinílico, usar o rodapé negativo em alumínio (como está nesta imagem: http://www.meupisolaminado.com.br/wp-content/uploads/2013/09/sala-jantar-painel-laminado.png) . Imagino que o procedimento seria instalar o rodapé antes e depois encaixar o piso, deixando-o sob a aba inferior do perfil metálico.

    Este é um procedimento recomendado, ou há alguma indicação contrária à sua especificação?

    Obrigada!

  31. Lethicia Santo disse:

    Olá Ciro eu estou em dúvida se eu deve investir em um piso de madeira natural (que é o revestimento que eu realmente desejo) ou em uma solução mais barata, como carpete de madeira, piso laminado ou até mesmo porcelanato. Como você me orienta para fazer a melhor escolha possível, levando em conta conforto, beleza e custos ?
    Obrigada Att!

  32. Rainer Mafra disse:

    Olá, coloquei o piso lamindo da Durafloor no meu apto já faz 1 ano, só que de lá pra cá tem umas partes que vem fazendo muito barulho (estalos) na hora que pisa, qual a solução nesse caso?

    1. Sulivan disse:

      Se for nas portas e o encaixe do perfil se for no piso em si é falta de limpeza antes da instalação pode ter ficado sujeiras

  33. Mariane Rodrigues disse:

    No meu apartamento o piso é de ardósia encerada, e há armários embutidos. Gostaria de trocar o piso e tenho duas perguntas:
    1- Posso colocar o piso laminado direto sobre a ardósia? É necessário algum tratamento prévio?
    (Obs: a superfície da ardósia não é uniforme. Ela tem um relevo bastante heterogêneo)
    2- Preciso retirar os armários embutidos?

    Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Mariane, depende da profundidade do desnível, se for muito grande teria que arrancar a ardósia, mas se for um desnível pequeno pode ser feita uma correção com uma massa fina de cimento e cola, nesse caso teria que remover a camada de cera primeiro.
      Não precisa retirar os armários.

  34. Raylane Rossi disse:

    Boa noite, estou querendo colocar piso laminado em casa somente no andar de cima onde fica os quartos e o hall, posso colocar rodapé de porcelanato ou granito. Em caso positivo, ele é instalado antes ou depois do piso laminado, isso prejudica o piso laminado de alguma forma na sua durabilidade. Por favor me responda, fi co no aguardo. obrigada…

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Raylane, é possível, mas é muito complicado. Teria que instalar o rodapé antes para não danificar o piso. A instalação do rodapé teria que ser feita na altura correta para o piso entrar por baixo do rodapé sem encostar nele (para permitir a dilatação) mas também sem deixar fresta.

  35. Clara disse:

    Olá Ciro,

    Insralei um piso colado na minha sala e corredor. Porém eu nao queria q tivesse ficado mostrando as emendas de uma paleta e outra. Isso é possível ser feito ou foi incompetência do montador? Eu colequeo sobre piso, tem lugares q parece q balança. É normal? Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Clara, o fato de aparecer as emendas depende do modelo do piso, difícil dizer ser ver o trabalho. Em relação ao piso balançar tem alguma coisa errada, pode ser que o piso de baixo estivesse desnivelado, isso tem que ser observado antes da instalação.

  36. Michele disse:

    Olá! Gostaria que o instalador não fizesse emendas nas portas. Quero dizer, quero um piso contínuo, de dentro do quarto para o corredor, por exemplo. Mas a maioria dos instaladores dizem que tenho que fazer as emendas. Isso é verdade? Porque? Desde já, obrigada pela resposta.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Michele, tem que fazer as emendas para evitar estufamentos devido à dilatação do piso.

  37. Felipe disse:

    Olá,
    Sem querer derrubei Cândida no laminado. Existe alguma maneira de limpar a mancha que ficou?
    Obrigado

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Felipe, fico te devendo essa.

  38. leandro disse:

    tenho duas cachorras queria colocar laminados la qual marca vc indica

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Leandro, o que conta mais é a classificação de resistência, teria que ser no mínimo um AC3, melhor um AC4. Mesmo assim ainda tem a chace de riscar um pouco a superfície.

    2. Renato Lopez disse:

      Leandro, você é de SP ?

  39. Maritelma disse:

    Gostaria de saber se é ´possível colocar piso laminado sobre o piso laminado e se faz mta sujeira…. acabei de pintar a casa e senti a necessidade trocar o laminado

    1. Ciro Miranda disse:

      Não, teria que retirar o laminado antigo primeiro.

  40. iva perez disse:

    Olá Ciro
    Meu piso laminado é o peroba griz da linha Ritz Duraflor é bem clarinho. Você tem alguma dica para escurece-lo tipo cor carvalho?
    Grata
    Iva

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Iva, acho que não tem jeito de fazer isso não

  41. Rosa Maria disse:

    Olá, gosto muito de suas explicações, mas já li e não consegui solucionar a minha dúvida.
    Coloquei um piso da Quick Step em minha casa, porém 1 mês depois de instalado uma parte no corredor (12 metros ) começou a estufar, o rapaz que colocou disse que era umidade. Os rodapés tinha umas poeirinhas estranhas como bolor, mas o piso e parede estavam intactos sem umidade, fiz o teste de colar o saquinho por 48 horas e tbm não apareceu nada. A parede não tem sinal algum de umidade.
    Teria como eu saber se realmente é umidade ou problema no rodapé?

    Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Difícil saber sem avaliar em loco, mas pode ser falta de junta de dilatação, pois a cada 8m de extensão se recomenda uma junta com perfil T, que também deve ser usado em todas as passagens de portas.

  42. Marcia Ronze disse:

    É possível se instalar o Durafloor numa sala (residencial) com 147m² que tem ardósia sem retirá-la?
    Há possibilidade de soltar mesmo se colocada a manta?
    Qual seria o melhor sistema de encaixe – Click? ou Cola?
    Ficaria mais econômico do que o porcelanato? Em virtude da metragem da sala em aproveitamento em
    caso de emendas.
    Grata,

  43. Marcos disse:

    Olá, gostaria de uma informação, tenho em meu apartamento um piso laminado duraflor do tipo “colado”, pois bem, a pergunta é estou de mudança, tenho como reaproveitar esse piso??

  44. Luana disse:

    Ola pode me ajudar

    Morro em apartamento térreo e depois de 2 anos que instalei o piso venho percebendo que ele está ficando suado com aspecto de molhado … O que sera?

  45. Marlene Ribeiro disse:

    Boa tarde, tenho piso laminado nos quartos da minha casa, de um tempo pra cá venho sentindo cheiro de mofo, o meu piso tem 13 anos. Preciso trocar, fazer manutençao?

  46. vanessa disse:

    Meu piso e clicado só que está estalando em alguns ponto e sinto como se estivesse subindo até onde e normal

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Vanessa, essa reclamação de estalos no clicado é comum, mas o certo era não ter estalo nenhum, pode ser uma falha na instalação ou defeito de fábrica.

      1. Cidas disse:

        Ciro gostaria de saber se é viável colocar o piso clicado na área de serviço?

  47. Dênis Machado disse:

    Quais as vantagens e desvantagens entre o piso laminado encaixado e o colado?

    1. Ciro Miranda disse:

      Encaixado: os modelos mais resistentes e mais caros estão vindo hoje com sistema de encaixe;
      instalação mais prática.
      Colado: as juntas ficam mais estanques e com menos probabilidade de danos devido a acidente com líquidos; tem menos reclamações de piso rangendo ao caminhar.

  48. vania disse:

    Olá, vou instalar calefação de piso, piso radiante, e gostaria de saber qual a temperatura que o vinílico suporta, pois o termostato vai até 30 graus e tenho medo de danificar o vinílico.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Vania, realmente não sei a resposta só o fabricante do piso poderá te afirmar com certeza.

  49. Milena Vieira disse:

    Ciro,
    Tenho piso laminado, cachorro e trabalho fora o dia inteiro. Consequentemente o piso está estufando devido ao tempo de exposição ao xixi (mesmo o piso estando forrado com jornal).
    Existe um jeito de reverter o estufamento? Qual o melhor piso para este caso?
    Obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Reverter o estufamento acho que não tem jeito não, o melhor piso seria um cerâmico ou porcelanato que são 100% impermeáveis

  50. Flavio disse:

    Qual a importância de o lado da manta eucaflor ficar cpm o logotipo virado para baixo?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Flávio, não tenho certeza, talvez seja pelas ranhuras da manta por onde o vapor de umidade possa fluir.

  51. PATRICIA disse:

    Olá
    Coloquei laminada forthfloor máster no meu apartamento há 2 semanas. Percebi uma bolha entre 2 laminas. Mandei uma foto para a fabrica reclamando e disseram que era infiltração de liquido. A questão é que não caiu liquido algum ali. Uso vassoura de pelo, e quando tem sujeira um pano extremamente torcido somente nos locais sujos. Pergunto: como pode acontecer isso; esses pisos são tão delicados assim? Estou me arrependendo de ter colocado, pois se continuar assim ele não vai tolerar nem a transpiração dos habitantes da casa.
    Antes da colocação, foi passado produto asfáltico no contra piso. É possível que este não tenho secado bem e esteja causando isso?
    att
    Patricia

    1. Ciro Miranda disse:

      Difícil de saber as causas viu… talvez seja algum defeito de fabricação que o fabricante está tirando o corpo fora falando que é umidade.

  52. Evandro Machado disse:

    Bom dia,
    tenho instalado no meu apartamento piso laminado pvc, desde 2013.
    estou com um problema, o piso não para de soltar sujeira, e reparei que agora ele está com umas frestas entre as reguas, como posso parar com essa sujeira no piso, existe algum tipo de impermeabilização para passar sobre esse piso.
    Obrigado

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Evandro, se existe eu nunca ouvi falar

  53. Elisangela disse:

    Bom dia… quero colocar piso laminado no meu apartamento nos quartos (2) e na sala. O piso que já temos é porcelanato Gyotoco, porém foi mal colocado, quando arrastamos uma cadeira ela pula… posso colocar o piso por cima deste,? Meus vizinhos reclamam de barulho existe algum sistema tipo manta para minimizar o tal ruído?. Como quero colocar um guarda-roupa planejado o ideal é montar primeiro em cima desse piso porcelanato e depois contratar a empresa do laminado. Obrigada pela atenção.

    1. Ciro Miranda disse:

      Oi Elisangela, se o porcelanato estiver descolando do contrapiso tem que arrancar tudo. Mas se tiver firme pode instalar por cima, porém se as peças tiverem muito desniveladas (mais de 3mm por 1,5 metros) aí tem que fazer uma regularização antes.

      Quanto o problema do ruído, tem a manta durasiliente black da durafloor que promete diminuir o barulho, mas eu não ponho a mão no fogo. Já o móvel planejado tem que ser instalado antes do piso laminado.
      Abs!

  54. Natália disse:

    Olá Ciro, Boa noite!
    Estou com apt novo e pensando em colocar esses pisos que imitam madeira, como o eucafloor. O meu problema e dúvida é que tenho um cachorro dentro de casa, e ouvi dizer que não é bom colocar pois com o tempo por conta do xixi do cao ele pode estufar, isso é verdade? E arranha o piso?

    1. Ciro Miranda disse:

      Oi Natália. É verdade, principalmente se o bichinho fizer o xixi sempre no mesmo lugar. Quanto a arranhar… vai arranhar qualquer tipo de piso, só um esmaltado mesmo pra aguentar por mais tempo.

  55. agenor disse:

    o piso flutuante balança quando as pessoas pisam sobre ele?
    Porque se chama piso flutuante?
    Os fabricantes dos pisos possuem técnicos para analisar a colocação?

    Gostaria de um retorno.

    Gratos.

    1. Ciro Miranda disse:

      Não balança não, desde que seja corretamente instalado observando todas as especificações. Chama-se flutuante por que não é fixado ao contrapiso, somente montado por cima. Até onde eu sei o fabricante só manda um técnico em caso de acionar a garantia do produto, o mais importante é contratar um instalador qualificado. Abs!

  56. carla disse:

    Olá, comprei piso duraflor de encaixe , e há mais ou menos 4 meses percebi bolhas e nervuras no piso e rodapé ,chamei a empresa que instalou e disseram que é umidade e que a garantia não cobre, mas lendo e pesquisando de como ser feito a instalação, a duraflor pede para testar com plastico no contrapiso por 24 horas pra verificar umidade e corrigir com impermeabilização. A empresa contratada para colocar o piso tem que avisar o cliente dessa impermeabilização e fazer este teste ?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Carla, na minha opinião a empresa tem que tomar todos os cuidados para a correta instalação, inclusive verificar a umidade do piso.

    2. patricia disse:

      Olá
      também fui enrolada. Mas a empresa impermeabilizou meu contrapiso. Mas de que adianta todos esses cuidados se não posso nem transpirar em casa que o piso estufa. Essas empresas são muito espertas… te dão 12 anos de garantia …. só perde a garantia com umidade. Só que quando tu recorre a empresa a resposta é sempre a mesma: umidade!!!! Se arrependimento matasse eu estava mortinha. Gastei uma fortuna!!! Poderia ate ter colocado porcelanato com o dinheiro que gastei.

      1. Carine disse:

        Estou pesquisando se devo ou não colocar piso laminado na minha casa, mas confesso que estou muito em dúvida pq tudo perde a garantia!

        1. Ciro Miranda disse:

          Realmente, o pessoal procura sair fora do prejuízo.

  57. Lindolfo disse:

    Ciro tudo bem?
    Cara eu derrubei cola super bonder no meu laminado, voce sabe como removo essa cola sem danificar o laminado?
    existe algum produto para isso?

    Grato

    1. Ciro Miranda disse:

      Cara que encrenca, não sei te dizer não viu …

      1. Alexandre disse:

        um dos solventes do cianoacrilato (superbonder) é a acetona… porem não sei se mancha o piso…

      2. vanderley disse:

        a unica maneira de remover cola bonder, seria usar uma flanela ou um pano de algodao embebido em thinner fraco(5000/6000) repita a operaço quantas vezes for necessaria!!

    2. Paulo disse:

      Aqui aconteceu o mesmo. Consegui limpar com acetona

    3. Sulivant disse:

      Raspe com estilhete mas com muito cuidado para não danificar o piso ,passa a parte do estilhete sem corte

    4. Ani disse:

      Usa removedor de esmaltes sem acetona. Já usei e não manchou o piso.

  58. Lu disse:

    Olá, boa tarde!
    Estou cheia de duvidas… cada uhora um fala uma coisa.
    Estou orçando para colocar piso em quartos, corredores e escada.
    Muitos me disseram que o laminado não é legal, pq risca fácil e não pode mlhar de forma alguma e que o vinilico é bem melhor.
    Outros dizem que é melhor colocar piso com ck do que com cola. No caso do vinilico ele é colado.
    Na ecada, uns dizem que não existem jeito de colocar o vinilico com acabamento frontal e lateral.
    O que faço??
    Coloco Vinilico ou laminado?
    Click ou cola? Me ajuda aí, por favor
    Abraços

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Lu, o vinílico costuma ser mais resistente contra arranhões, o laminado também é durável, mas tem que comprar um piso de boa resistência e cuidar bem do piso. O vinílico colado é uma boa opção. Na escada pode você pode instalar o laminado ou um porcelanato imitando madeira. Abs!

  59. Cynthia disse:

    Oi meu piso laminado está manchado pois minha filha jogou veja diretamente ne qual o produto que eu posso tá usando para tirar essas manchas

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Cynthia, realmente mancha de veja não sei como tirar, mas talvez algum desses produtos aqui possa resolver:

      http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/limpeza-de-piso-laminado/

  60. Caroline disse:

    Olá, estou querendo colocar piso laminado na parte de cima da minha casa, sendo quartos e banheiro. Já tem piso cerâmica e o laminado será colocado por cima, isso pode? Mas a maior dúvida é tenho um banheiro nesse andar o que devo fazer?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Caroline, pode colocar por cima do piso cerâmico sem problema, não entendi a questão do banheiro, qual a dúvida?

  61. Edegar Casonatto disse:

    Bom dia, estou procurando ajuda, o meu piso laminado foi inundado por uma uma torneira mal instalada, encheu de água o que posso fazer?

    1. Ciro Miranda disse:

      Secar, ventilar e rezar

  62. Ingrid disse:

    Boa tarde Ciro,

    Me tira uma duvida, coloquei o piso laminado no meu apto quartos e salas, porem agora estou bem preocupada, porque minha mae foi lavar o banheiro e cabou saído agua para o piso laminado, e percebo que o o piso deu uma estufada, estou tentando alguma empresa para impermeabilizar, mas não achei e a que eu achei disse que não combate a água.

    Você tem alguma sugestão, se por acaso cair um copo d´água pronto ferrou

    1. Ciro Miranda disse:

      Acho que se limpar a água na hora não dá problema não, as réguas que já estufaram acho que não tem volta. Caso o laminado seja click pode ser uma opção retirar as réguas na proximidade do banheiro e reinstalar usando cola nos encaixes, que ajudaria a selar um pouco mais.

  63. Renata Silva disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber quantos dias após fazer o contrapiso o laminado (durafloor) pode ser instalado com segurança?

    1. Ciro Miranda disse:

      A secagem completa do piso demora 28 dias

  64. ELIANE APARECIDA SILVA DUARTE - GV-T112A disse:

    Ola Ciro! Coloquei uma escada de metalon em minha casa que dá acesso ao terraço. Os degraus são anti-derrapantes. Posso colocar piso ou manta laminada? Caso afirmativo, como seria o acabamento e qual você me recomendaria?

    Att,

    Elaine Duarte

    1. Ciro Miranda disse:

      A princípio pode instalar o laminado sim, o modelo pode ser qualquer um de sua preferência

  65. Paula disse:

    Olá Ciro, tenho piso frio no meu quarto ja antigo e gostaria de colocar laminado.
    Posso colocar o laminado por cima do piso ou preciso retirar ?

  66. Frank disse:

    Ciro, boa tarde, tenho uma dúvida estou construindo um imóvel e vi no piso de madeira uma opção pela rapidez na instalação, custo benefício e pela beleza, entrtanto , tenho dúvidas:
    Minha casa é térrea, posso ter problema de úmidade, se sim, qual a melhor forma de impedir e que impermeabilizante você me indica.
    Na cozinha existe algum tipo de madeira, ou similar que possa ser utilizado?
    Se depois da instalação quiser colocar móveis planejados existe algum problema, grato.
    Qual marca de piso ou empresa aqui em São Paulo você indica?GRato pelo site e pela sua atenção!

    1. Ciro Miranda disse:

      Impermeabilizante asfáltico por baixo do contrapiso de cimento e areia. Se o contrapiso já foi feito um impermeabilizante de base cimentícia tipo sika top 100. Se por piso de madeira você quer dizer laminado de madeira ou qualquer outro piso flutuante então os móveis planejados tem que ser instalados antes para não travar a dilatação do piso.

  67. Fábio disse:

    Olá Ciro,

    Em praticamente todo apartamento coloquei piso laminado da durafloor. Entretanto, o piso foi colocado por cima do contra-piso, antes dos móveis planejados. Desse forma, os guarda-roupas foram instalados por cima do piso laminado. Na sua opinião, é fácil trocar de piso laminado? Como fazer? Seria recortar em volta do guarda-roupa?

    Abraços

    Fábio

    1. Ciro Miranda disse:

      Acho que se cortar dá certo

    2. Sulivan disse:

      Só recortar em volta dos móveis e comprar um perfil para os móveis

  68. Caroline disse:

    Boa tarde!
    Meu apto teve um vazamento de água muito intenso, pegou um pouco no piso laminado da vizinha ao lado, o piso dela havia acabado de ser trocado, ela está me cobrando e exigindo que eu pague a troca do piso na sala inteira, dizendo que danificou, aparentemente não se vê nada, porém somente na entrada quando pisamos da pra sentir um leve espaço de ar, entre o laminado e o chão. Deve ser a água. Pode me aconselhar?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Caroline, pode ter inchado o piso dela fazendo ele estufar e dar um espaço entre o chão e as réguas do laminado

  69. Thiago Perussi disse:

    Você ja teve problemas com umidade em laminado mais que este não foi causado por canos ou infiltração?
    Meu quarto esta alojado 1º andar e o mesmo durante todos os invernos sempre apresenta cheiro de umidade.
    Noto que exite uma diferença de temperatura no piso laminado do closet (mais frio) comparado com o resto do piso do quarto. Imagino que isto que esta me causando problemas. Ja desmontei o e não encontrei nenhum problema com infiltração… Acho que pelo fato de existir diferentes temperaturas uma parte do meu laminado (closet) esta ficando “suado”. Estou pensando em desmontar novamente o laminado e na região que sempre apresenta uma diferença de temperatura (sempre menor) eu quero colocar uma manta de cortiça de 2mm para isolar a temperatura. O que vc acha???
    Outra pergunta, terei problema de desnível no laminado por causa desta diferença de 2mm?
    Muito Obrigado. Espero que vc me ajude.
    Abraços

    1. Ciro Miranda disse:

      Não seria mais fácil usar um perfil separando as duas áreas para que possam se dilatar independentemente?

  70. Fernanda disse:

    Boa tarde!
    Comprei um piso em manta porém o apressadinho do meu marido resolveu colar sozinho……enfim, ele não soube fazer o contra piso e após o piso colado ficaram alguns relevos e bolhas de ar. o que posso fazer para amenizar estas bolhas e deixar o piso um pouco mais uniforme?
    Desde já obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Depois do piso já colado realmente fica complicado, não tenho nenhuma sugestão

  71. alessandra disse:

    Ola.. Tenho piso laminado e ao montar o colocador passou fita grepe nas soleiras das portas.. Como eu estava reformando deixei AA fitas e agora elas não saeem.. Que produto posso utilizar no piso laminado para retirar?

    1. Ciro Miranda disse:

      Teste alguns dos produtos indicados nesse artigo aqui:
      http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/limpeza-de-piso-laminado/
      talvez algum deles funcione.

  72. Humberto disse:

    Bom dia Ciro!
    Instalei 42M2 de piso laminado duraflor, mas com um tempo apareceu um bichos tipo piolho, chamei a duraflor me disseram que nao é do laminado e nao cupim, isto é umida de da minha parede nos rodapes.
    Eu ja tinha feito as paredes externas com vedacit, mas a umidade continua na parte interna.
    Existe uma solução ou vou perder os pisos laminados tem 04 meses
    Obrigado
    Hum,berto

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Humberto, você pode remover o laminado e impermeabilizar por dentro, depois instalar de novo.

  73. Ciro miranda gostaria de um favor voce poderia me indicar qual o melhor piso para eu colocar sobre o taco tenho vontade de trocar o piso da sala e gostaria de uma indicação?obrigada vou aguarda uma resposta boa noite.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Dalmira, o laminado pode ser colocado direto sobre o taco, desde que não seja pavimento térreo, nesse caso teria que retirar o taco.

  74. Juracylene disse:

    Coloquei o durafloor carvalho dover há 3 meses, e em algumas réguas estão com pequenas aberturas no sentido longitudinal (eram bem encaixadas, nem dava p ver as emendas, agora apareceram pequenas aberturas). Estou preocupada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Juracylene, pode se tratar de uma instalação mal feita, procure a empresa que fez o serviço antes que o problema se agrave.

      1. Rodrigo Quintino disse:

        No caso dessa abertura tem como consertar isso sem retirar todas as réguas? Só a fileira que isso ocorreu resolveria?

        1. Ciro Miranda disse:

          De que tipo de abertura você está falando?

    2. Tatiane disse:

      Juracylele,
      Você resolveu o problema das frestas que estão aparecendo entre as réguas? Instalei o piso laminado em meu apartamento a cerca de 2 meses e algumas réguas apresenta este mesmo problema…..o que você fez? qual a solução que obteve?

  75. Motta disse:

    Olá, estou construindo, e tenho grande interesse em colocar o piso laminado nos quartos e escritório, porem o responsável por minha obra, disse que este piso não é recomendado para o primeiro andar (que é o meu caso), segundo o mesmo o primeiro andar sempre tem umidade, mesmo que a casa tenha telhado com beiral, e piso em volta dela, isso procede?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Motta, caso o piso não tenha sido impermeabilizado realmente haverá umidade ascendente do solo que com o tempo pode gerar problemas no laminado.

      1. adriana disse:

        olá Ciro, passei o primeiro inverno no apto e ficou alagado, moro na serra gaucha, aqui frio e umido no inverno, qual o piso que me aconselha colocar para resolver esse problema?

        1. Ciro Miranda disse:

          Nesse caso seria melhor um piso cerâmico mesmo

  76. Ciro,
    Obrigada,pela sugestão.
    Fique com Deus.
    Lilhan

  77. Joice disse:

    Boa noite,

    Moro de aluguel em um AP há 3 meses, o piso é laminado de cor clara na sala e corredor, nos quartos são mais escuros, não sei a marca, o dono do AP passava cera e tinha um brilho, ao mudar ele mandou tirar com removedor toda a cera, o piso ficou clarinho. Sempre limpo com vassoura de pelo e pano úmido uma vez na semana porque fico muito pouco em casa. Estou achando o piso sem brilho, gostaria de usar algum produto para dar brilho, mas vi algumas pessoas falando para não passar cera. Outro detalhe é que ao andar ele faz muito barulho, estalos. Sabe dizer o por que e se tem algo que posso fazer para diminuir isso?

    Att,

    Joice Costa

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Joice,
      Com relação a cera, não pode passar mesmo não pois estraga o piso. Quanto aos barulhos, depois do piso já instalado é meio complicado, pois isso pode ter muitas causas diferentes, difícil saber sem avaliar no local.
      Tem um produto chamado Bona Polish que promete dar brilho e cobrir riscos no laminado, não sei se realmente funciona, mas aí vai o link do produto:
      loja: http://www.varanda.com.br/recuperador-para-pisos-laminados-bona-x-1l.html
      vídeo explicativo: http://www.bonabrasil.com.br/consumidor/polish.html

  78. Oi Ciro.
    Tudo bem?
    Vou começar uma reforma e o meu problema é que nos quartos tem guarda-roupas em MDF fixados na cerâmica e vou colocar piso sobre piso (porcelanato) .Não tem como retirá-los.Qual é a sua opinião?
    Desde já agradeço-lhe,pedindo a Deus que lhe abençoe.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Lilhan,
      Bem complicada a sua situação hein… acho que você tem duas opções, ou coloca o piso contornando o guarda-roupas, ou desmonta e depois remonta o móvel. No primeiro caso a área do móvel vai ficar sem piso, e caso você decida tirar o guarda roupa no futuro o piso vai ficar com um buraco, então guarde peças do porcelanato caso queira preencher essa área no futuro, porém terá diferença de tonalidade entre o piso antigo e o novo. Também tem que ter uma fita impermeabilizante fazendo isolamento entre o guarda roupas e o piso para não estragar o móvel.

  79. Fernanda Bispo disse:

    Olá. Parabéns pelo site com tantas informações. Eu não entendi a questão dos armários sobre o piso. Não pode somente os planejados? Ou armários normais podem?Qual a diferença sobre a pressão que um e outro exercem sobre o piso. Fiquei muito surpresa porque nunca tinha ouvido falar nisso. Outra dúvida que tenho é que quero instalar no meu apto sobre a cerâmica q já existe mas não queria quebra quebra para trocar o rodapé. Tem solução para substituição do rodapé? Obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Fernanda,
      O armário comum pode ser colocado normalmente sobre o piso, só não pode estar aparafusado ao chão ou à parede de modo que não possa se movimentar, travando o piso laminado, e consequentemente impedindo sua dilatação. No caso desse tipo de móvel, o piso deve ser instalado depois do móvel.
      Quanto ao rodapé não conheço nenhuma solução para fazer a troca sem quebrar, você pode manter o antigo ou quebrar e colocar um novo.

  80. Cris Cesar disse:

    Olá ! Tenho piso laminado no meu quarto, adoro; mas gostaria de trocá-los.
    Acontece q meus moveis são planejados, Tem como eu fazer a troca do piso?

    1. Ciro Miranda disse:

      Tem sim Cris, porém se algum móvel estiver travando o piso antigo você terá que desmontar o móvel ou serrar o piso.

  81. Eliane disse:

    Olá, Parabéns pelo site.
    Gostaria se possível com sua experiência me tirasse uma dúvida.
    Estou em dúvida entre os pisos da linha WAY e RITZ para os quartos. Amendola Curaçao e Tauari Ravena.
    Estou tendendo mais para o amendola. Dúvida é muito escuro? qual evita mais arranhões? Li em um post que o amendola por ter mais brilho pode ficar embaçado e aparecer mais os arranhões. Qual sua opinião sobre as cores? Obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Eliane, realmente não sei te informar qual cor é mais resistente contra arranhões, mas entre o WAY e o RITZ, com certeza o RITZ é mais resistente pois é um piso AC3.

  82. Léia disse:

    Olá Ciro, estou com um “problemão”, a 2 meses coloquei piso laminado clicado, porem no corredor perto do banheiro tivemos de fazer um contrapiso (feito somente com argamassa), mas a alguns dias começou a erguer uma bolha, perto da entrada do banheiro, erguemos o laminado, e embaixo da manta estava todo molhado (muita umidade), o que poderia colocar para não fazer mais umidade? Será q é pq o contrapiso foi feito somente com argamassa?
    Att. Léia

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Léia,
      teria que saber exatamente de onde está vindo a umidade, se é água escorrendo do banheiro ou umidade do solo. No primeiro caso, você pode vedar com silicone a fresta entre o piso e a soleira do banheiro. No segundo caso teria que fazer uma impermeabilização desse contrapiso, contratando um profissional qualificado.

  83. Lucas Augusto disse:

    Olá!! Tenho instalado piso durafloor em uma área de minha casa, no entanto, quero remover ele desta área e instala lo em outro local, como faço para retirar o mesmo sem danifica lo? sabendo que o mesmo não está colado no contra piso e sim apenas encaixado! Poderia me ajudar por gentileza?
    Abcs !!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Lucas, fico te devendo essa, realmente não conheço o procedimento para desmontar o piso.

  84. Eliane disse:

    Boa tarde Ciro,

    Moro em um apartamento alugado e minha dúvida é a seguinte:
    posso instalar o laminado vinílico sem cola (encaixado) e depois retirar para instalar em minha casa? Haverá perdas do piso laminado? O piso de baixo (cerâmica) fica com algum defeito?

    Grata,
    Eliane

    1. Ciro Miranda disse:

      O vinílico clic pode ser desmontado sim, mas vai haver perda das partes recortadas, nos cantos da parede. Não sei te informar se vai estragar o piso de baixo. Abs!

      1. Carla disse:

        Olá!
        Vou aproveitar a pergunta sobre a instalação em ap alugado e reaproveitamento do vinílico,pois é a que gostaria de saber,mas ainda tenho uma dúvida:se eu instalar o piso vinílico em um apartamento alugado para depois reaproveitá-lo em outro local,com fica o rodapé já existente na hora da aplicação do vinílico,teria que retira-lo para colocar o rodapé vinílico para esconder os cantos do piso?
        Obrigada!

        1. Ciro Miranda disse:

          Teria que retirar o rodapé e colocar um novo rodapé após a instalação do vinílico para esconder os cantos. Se existe alguma solução alternativa eu não conheço.

  85. Laila disse:

    Ola Ciro. Coloquei o laminado, mas não gosto das juntas de dilatação que ficam acima dele. Acho-as feias e desconfortáveis. E como coloquei soleiras de granito entre os cômodos, elas precisaram ser dobradas em quantidade (Dos dois lados da soleira). Tenho vontade de tira-las e preencher os buracos com rejunte. Qual o risco que corro? Obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Laila, se você fizer irá eliminar o espaço para dilatação e o piso poderá ficar estufado ou rangendo no futuro.

      1. Laila disse:

        Obrigada, Ciro. Já estou me acostumando com elas.

  86. Grace Gomes disse:

    Oiiiiiiiiiii, vc poderia me ajudar?Parte do chão do meu quarto pegou fogo , queimaram umas 12 lâminas do piso Durafloor do tipo que cola, pedi um orçamento e me informaram que eu deveria trocar o quarto todo, pois agora só existe a lâmina de encaixe. Existi algum lugar que ainda venda a lâmina com cola? Grata pela atenção
    Grace Gomes

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Grace, que situação hein… realmente não sei, depende do modelo e marca do seu piso, tente achar no site madeiramadeira.com.br eles tem uma variedade grande de modelos.

  87. Amanda disse:

    Boa noite!
    Tenho piso laminado Duraflor nos quartos e eles fazem muitos ruídos ao pisar. Falei com o instalador e ele me disse que tem a ver com os móveis planejados. O que vc tem a dizer sobre ruídos dos pisos?
    Obrigada!

    1. Ciro Miranda disse:

      Oi Amanda,
      podem ser causados por vários motivos. Os móveis planejados podem prender o piso e impedir sua dilatação caso sejam instalados depois do piso, o que poderia estar causando os ruídos. Mas também pode ser por outros motivos, como falta de perfis para dilatação, falta de juntas de dilatação no encontro com as paredes, contrapiso mal nivelado, defeito de fabricação do piso, umidade no contrapiso, etc.

  88. Licio Matos disse:

    Boa noite!

    Sabe me dizer empresas ou profissionais que fazem a instalação do piso laminado na parede?

    Obrigado.

    1. Licio Matos disse:

      Esqueci de mencionar que é no RJ de janeiro.

      1. Ciro Miranda disse:

        Não conheço não Licio, fico te devendo essa.

  89. natalia disse:

    Gostaria de saber se o piso laminado compromete o piso que esta embaixo. Meu apartamento é alugado e terei que retirar o piso laminado se acaso eu decidir me mudar de novo.
    Obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Natália,
      realmente não sei se o laminado danifica o piso de baixo, fico te devendo essa.

  90. Nara disse:

    Olá, gostaria de saber se tem posição correta para instalar o piso laminado? O instalador disse que é no sentido da profundidade do cômodo. Eu pensava que teria que acompanhar o sentido da porta. Ciro, por favor, me dê um help.. Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Nara, pode ser em qualquer sentido de acordo com a sua preferência, longitudinal, transversal ou diagonal.

  91. Diarlane disse:

    Ola, Lavei o contra piso antes da colocaçao e não deu tempo de secar pra fazerem a instalaçao. Tenho uma sobra de manta termica dupla face que foi usada pro telhado, posso colocar da mesma pra isolar a umidade do contrapiso? Será colocada a manta termica, a manta durafloor e o piso. O local não tem umidade, somente porque foi lavado (limpo).

    Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Diarlane,
      o laminado tem que ser instalado sobre o contrapiso seco. Sobre colocar manta térmica para isolar a umidade não faço a menor ideia se vai funcionar. O certo é você esperar o piso secar.

  92. Graziele disse:

    Olá Ciro, acabei de adquirir um apartamento, ele é novo e foi entregue no contrapiso. Quero colocar o piso laminado com a manta para minimizar o barulho, mas estou com dúvida de qual seria o melhor sistema para encaixe do piso, o clicado (Floorest) ou o colado (Durafloor ou Eucafloor)? Outra questão é posso colocar o piso laminado primeiro e depois o armário embutido? Isso pode danificar o piso?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Graziele,
      ambos os sistemas são bons desde que a instalação seja bem feita e o contrapiso esteja dentro das condições exigidas pelo fabricante. Desnível max de 3 mm em 1,5 metros de comprimento. Mas já vi algumas reclamações do piso clic rangendo, mas aí fica difícil saber se o problema foi devido a má instalação. Para uma instalação mais segura é possivel colocar o piso laminado clic com cola, assim a segurança é dobrada. Mas é necessário conferir antes com o fabricante se o uso da cola não implica em perda de garantia.

  93. Maria Aparecida disse:

    Ola Ciro,
    Uso o piso laminado há anos e nunca tive problemas, amoooo.
    Agora resolvemos instalar em uma copa onde fizemos uma escada para o segundo andar.
    Chamamos o instalador para medir o piso e conversar sobre a colocação na escada também.
    Ele mediu tudo e conversando nos desaconselhou a colocar na escada.
    1-Disse que o perfil que fica na quina dos degraus sai com facilidade porque é ali que as pessoas se apoiam para subir e que no máximo de 2 em 2 anos eles ficam danificados e é necessário manutenção.
    2-Também me disse que na colocação da escada não vai manta (ele é colado sobre o cimentado).
    Isso é verdade 1 e 2 ?
    Achei o rapaz com má vontade na instalação da escada, não sei porque, mas não coloquei fé nele porque tenho visto escadas com laminado tão lindas na internet e não encontrei NENHUMA reclamação.
    O que você tem a me dizer?
    Desde já fica o meu agradecimento por sua atenção!

    Beijos!

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Maria,
      Sobre o perfil da escada soltar com facilidade realmente não sei te responder. Mas se você usar a escada pronta durafloor vai dispensar o perfil, como na foto abaixo:

      Com relação à manta:

      No manual durafloor a recomendação é para instalar o piso usando uma mistura de cola e serragem, colando a régua de laminado direto na escada, sem manta.

      O manual da eucafloor recomenda colar a manta na escada e depois colar o piso na manta.

      Veja a instalação passo a passo da laminado em escada nesse post:
      >> Piso laminado em escada

  94. Cibele disse:

    Olá Ciro! Gostaria de saber qual o piso laminado melhor, se é o de colar ou de encaixe?
    Obrigado.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Cibele,
      isso depende bastante de marca para marca, mas os modelos mais caros são geralmente de encaixe. Porém já vi algumas reclamações de pessoas dizendo que o piso de encaixa tem mais chance de ficar “estalando” depois. Uma alternativa interessante é comprar o piso de encaixe e instalar usando cola. Se eu não me engano a garantia do piso permite isso, mas você teria que confirmar com o fabricante para ter certeza, ok?
      Abraços!

  95. Roberto disse:

    Bom dia Ciro,
    Estou pretendendo colocar piso laminado em meu apartamento que é todo acarpetado.
    Como não quero fazer muita sujeita, seria possível colocar o piso laminado sobre o carpete já existente? A pessoa que veio fazer a medição disse que é possível colocar mas que depois de uns 5 anos o carpete pode se deteriorar pois precisa respirar e acabar estragando o piso.
    Não queria remover o carpete porque sei que o contra piso não está totalmente perfeito e com o carpete amenizaria essa imperfeição do piso.
    Gostaria de saber sua opinião sobre o caso,
    Desde já grato pela sua atenção,
    Roberto

  96. Alex Mattos disse:

    Boa noite. Gostaria de saber se pode fazer sinteco em piso durafloor. Outra dúvida: se eu tiver um piso de madeira de cor clara em casa, eu consigo escurecê-lo com algum sinteco, ou outro produto?

    Desde já,
    Grato

  97. jaqueline disse:

    Bom dia Ciro. Posso comprar todo o laminado para o meu apartamento e intalar somente no quarto, armazenar o restante para colocar depois? Obrigada

  98. leandro ferreira disse:

    Ciro, boa noite. Minha unica duvida eh se devo colocar algum perfil no encontro do laminado com um soleira de granito. Grato pelo suporte do site.

  99. joice disse:

    Boa noite, Ciro
    Estou na dúvida em qual laminado colocar, o colado ou o clicado. Pois uma conhecida disse que o acabamento do colado não fica tão bom…Me Ajude Obrigada. Mas

  100. Raquel disse:

    Boa noite Ciro,
    Gostaria de instalar o laminado em minha sala, porém tenho lareira na mesma, é indicado este tipo de instalação para ambiente com lareira?

  101. Alice Teixeira disse:

    Boa noite Ciro, estou com planos de mudança do piso na reforma do meu apartamento. Atualmente o piso está em ardósia. Sou leiga e não entendo a diferença entre laminado, vinílico, melhor marca, q colocar por baixo, se é melhor de encaixe ou adesivo …Gostaria de saber qual sua opinião no meu caso. Obrigada.

  102. samara alencar disse:

    Ciro, boa noite!
    tenho um apartamento com piso laminado durafloor home colado. E entrou água e ele estufou. A pergunta é:
    tem como trocar só os placas afetadas?
    o piso tem 14 anos. Consigo chegar na mesma tonalidade, para não aparecer o remendo?
    agradeço desde já,
    Samara Alencar

  103. Cristina Campos disse:

    Olá Ciro, tenho um piso de madeira (sinteco) no andar superior da minha residencia, gostaria de saber qual tipo de piso poderia colocar sobre esse material para sobrepor o piso existente?

    Grata.

  104. Mauro Lemos disse:

    Boa tarde Ciro,

    O que ocorre se o profissional instalar a manta na mesma posição do piso laminado

  105. Marcos disse:

    Olá,
    O profissional que veio fazer orçamento para instalar o piso laminado em minha casa disse que coloca o cimento seco (em pó) para tirar alguma imperfeição do conta piso. Está correto esse procedimento?
    Att,
    Marcos

  106. andreiamilietti disse:

    Bom dia fãs dois dias que coloquei laminado no AP todo caputino mas notei que ele mancha muito.coloquei PR evitar de tar limpando toda hora o que posso fazer tudo deixa manchas

  107. Natalia disse:

    Ola Ciro, tenho piso laminado em minha sala , da marca eucafloor, e hoje por descuido derrubei o balde de agua que estava usando na faxina, sequei imediatamente porem as laterais (imenda) das laminas, estufaram, é possível recuper o piso?

  108. MARIA LUCIA CAMPOS FRANÇA disse:

    Boa Tarde,

    Estou precisando trocar o piso da minha casa e gostaria de colocar um piso laminado. Acontece que em todos os quartos possuo armário embutido, ficando difícil a remoção dos mesmos para colocação do piso novo. Posso colocar o piso laminado sem retirar os armários do lugar. Como isto é possível?

  109. Vanessa disse:

    Boa tarde, por favor piso laminado mofa?
    Grata

  110. Nathalia disse:

    Olá Ciro, pretendo colocar piso vinilico ou laminado mas to em dúvida em qual deles colocar e se devo colocar devido morar em uma região muito úmida. Esse pisos costumam dar problema em região com muita umidade?

  111. CRISTIANE disse:

    Ola estou querendo fazer um painel de piso laminado para colocar uma tv de 50 polegadas. A dúvida é: esse material aguenta o peso da tv?

    Obrigada!

  112. Rafaeç disse:

    Olá Ciro, percebi que em alguns locais, com piso laminado instalado, ao andar sobre o mesmo, sinto como se cada placa se movimentasse um pouco. Por exemplo, se piso no lado esquerdo da placa, o lado direito levanta levemente e assim por diante com todas as placas. Isto é um problema de instalação? É mais comum nos pisos fixados pelo sistema de cola? Desde já, agradeço.
    Abraços.

  113. Carlos Henrique Freitas disse:

    Primeiramente parabéns pelo site. Consulta obrigatória!! Não lembro de ter visto alguma pergunta similar aqui. Estou cogitando a possibilidade de instalar um piso laminado com vinco. Como ainda estou pesquisando na net, as fotos não deixam claro se esse vinco é mesmo em baixo-relevo ou apenas uma linha de outra cor mas no mesmo nível. Queria saber sua opinião sobre a conservação dele, os vincos dificultam a limpeza? Algum incovenienente por conta deles?

  114. Otavio disse:

    Vou colocar piso laminado nos quartos do meu apartamento e surgiu uma dúvida: é arriscado por meu guarda roupa sob o piso? Pode prejudicar a dilatação? Meu guarda roupa não é planejado.

    1. Ciro Miranda disse:

      não tem problema nenhum, desde que não seja fixado ao chão

  115. Priscila Sambay disse:

    Ola
    Então eu comprei piso da eucaflor decape, e o mestre de obra garantiu que sabia instalar essa semana ele instalou o piso porem não usou a cola so encaixou o que devo fazer se essa linha tem que ser usado cola? o que acontece se eu ficar com ele so encaixado?

    1. Ciro Miranda disse:

      olá Priscila, é difícil dizer com certeza o que vai acontecer, mas provavelmente as juntas vão abrir.

  116. Vanessa disse:

    Bom dia Ciro,
    Estou pretendendo colocar o piso laminado na minha residencia, que já possui um piso de cerâmica.
    Um dos orçamentos me disse para colocar uma lona preta, manta e o piso, outro disse para não colocar a lona preta e sim lona branca, manta e o piso. O que vc me diz lona preta ou branca?
    Com relação a uma possível manutenção, qual piso terei mais trabalho o clicado ou o colado? Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      o correto seria o plástico transparente de 200 micra, mas no caso de assentar sobre cerâmica não precisa de plástico apenas a manta.(a não ser que tenha bastante umidade brotando do piso)

  117. Carla disse:

    Pelo q entendi então os móveis embutidos entram antes do laminado? O sistema click não é mais o viavel por ser facil de trocar caso seja necessário?Estou pra comprar e surgiu esta dúvida por qual optar.

    1. Ciro Miranda disse:

      sim, os móveis embutidos entram antes do laminado, porque o móvel não pode travar o piso, que precisa dilatar livremente. O sistema click é mais prático, porém tem gerado mais reclamações sobre ruidos, creio que é mais seguro instalar o piso click usando cola, mas você tem confirmar com o fabricante para ver se não causa a perda da garantia.

  118. Fellipe disse:

    Olá… Comprei meu piso laminado da durafloor para instalar sobre piso no meu apartamento, porém comprei a manta lisa da durafloor. Teria algum problema em usar a manta lisa ou precisarei trocá-lá pela Manta duraero?
    Obrigado.

    1. Ciro Miranda disse:

      Não tem problema, embora a duraero seja melhor. O importante mesmo é o piso estar bem nivelado e livre de umidade.

  119. Fabiana Mariano disse:

    Boa tarde Ciro, gostaria muito de saber se realmente o piso vinílico não faz barulho ou se tem algum vinílico específico para isso não acontecer. Obrigada.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Fabiana, se for colado não vai fazer barulho não, mas se for em régua a acústica é um pouco pior, porém dizem que é melhor que o laminado.

  120. Suely do Carmo disse:

    Boa tarde;
    Estou decidindo colocar Piso laminado em meu apartamento e, gostaria de saber se o DURAFLOOR UNIQ

  121. Samira disse:

    Boa Tarde!

    Minha casa é toda com piso laminada eucafloor cappuccino. Tenho verificado alguns arranhões e marcas no piso estou chateada por isso… Como faço para tirar? Os arranhões não são profundos apenas riscados. Tem algum produto q possa melhorar isso?

    Att

    Samira

    1. Ciro Miranda disse:

      olá Samira, esses pequenos arranhões não tem como retirar não. O que você pode fazer é cuidar para não arranhar ainda mais. Coloque feltro nos pés dos móveis, um capacho na entrada e em hipótese alguma use cera no laminado, apenas pano umido com produto neutro.

  122. eduardo oliveira disse:

    quero fazer uma cabeceira com piso laminado, minha parede é um pouco úmida gostaria de algumas dicas. sobre qual laminado usar, como prender, como usar os roda pés e enfim.
    Quero fazer a cabeceira com algumas prateleiras, e como vou fixar (prender as prateleiras?)
    sou muito leigo em relação a isto olhei estas postagens e adorei, gostaria de sua ajuda.
    att,

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Eduardo, para paredes com umidade não é recomendável usar o piso laminado,a menos que você faça impermeabilização primeiro. Com relação a instalação, vela a explicação passo a passo neste artigo: http://www.meupisolaminado.com.br/decoracao/piso-laminado-na-parede/

  123. eliete de cassia correa lima disse:

    ola quero saber se posso colocar piso laminado eucafloor prime na sala e na copa tambem mas tenho uma cachorrinha em casa sera que vai dar certo?

    1. Ciro Miranda disse:

      olá Eliete, com relação a colocar na copa e na sala tudo ok, com relação à cachorrinha é melhor manter as unhas dela bem aparadas, porque com o tempo pode arranhar o piso.

  124. Marta Hoffmann disse:

    Boa noite Ciro,
    Tem algum problema instalar o laminado diretamente sobre um piso comum, o piso ja existente.
    Obrigada
    Marta

    1. Ciro Miranda disse:

      Não tem problema não. Exceto se for sobre outro piso flutuante (carpete de madeira, laminado, etc). Se for piso de madeira em piso térreo não pode. E também vai depender se o piso está bem nivelado, se não estiver, tem que passar uma massa para regularizar antes de instalar o piso laminado.

  125. Denver Oliveira disse:

    Ciro, bom dia.

    Parabéns pelas explicações com relação aos pisos laminados. Posso dizer que 90% das minhas dúvidas em relação a este tipo de piso foram esclarecidas. Mas não encontrei resposta para umas outras questões: meu apartamento é 100% porcelanato, sendo o acetinado nos quartos (parece cerâmica) e o polido na sala, corredor, banheiros e cozinha. Quero por piso laminado nos quartos e na sala pois é a parte que meus filhos pequenos mais ficam e são as partes do apartamento que ficam mais frias. Gostaria de instalar o laminado colado, por causa da estabilidade. Vai estragar o porcelanato que ficará por baixo? O apartamento se desvalorizará com o laminado em relação ao porcelanato? E se desvalorizar, se eu quiser vender o apartamento, posso retirar o laminado e o porcelanato estará intacto?

    Desde já agradeço.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Denver, vou ficar te devendo essa, realmente não sei se o laminado vai danificar o porcelanato.

    2. Maria Aparecida disse:

      Coloquei piso laminado sobre porcelanato em uma sala da minha casa , anos depois retirei por causa de uma reforma , o porcelanato estava intacto!
      Isso aconteceu porque colocaram uma manta sobre o porcelanato antes de montar as réguas de laminado.
      Pode colocar tranquilo pois como vc vê , falo por experiência própria!

      Beijos e boa sorte!

  126. Paulo disse:

    Olá, boa tarde!
    Estou pensando em colocar porcelanato polido em casa, substituindo o piso antigo de cerâmica, instalando piso sobre piso. Ocorre que já tenho armários embutidos na casa toda e o pedreiro disse que não poderia instalar o porcelanato próximo ao armário, pois como a madeira MDF não adere ao cimento, poderia causar umidade e estragar o armário. Você conhece alguma solução para instalar o porcelanato sem tirar os armários?

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Paulo, não entendi direito sua dúvida. Você está com medo da argamassa passar umidade para os armários?

      1. Paulo disse:

        Olá Ciro, boa tarde!
        Primeiramente, agradeço pelo retorno. O que o azulejista me disse é que todo piso (inclusive porcelanato) retém um pouco de umidade; logo, como o MDF não adere ao cimento, essa umidade (gerada pelo clima, limpeza) poderia estragar o armário. O que você acha?

        1. Ciro Miranda disse:

          Cole fita aluminizada impermeabilizante na quina de encontro do piso com o armário antes de assentar o piso novo. Depois corte o excesso de manta que ficar para cima do porcelanato e passe silicone. Mas tome cuidado para não manchar o armário, pois a manta é de base asfáltica, por isso, cole uma fita crepe no armário antes de aplicar a fita impermeabilizante.

  127. Vinícius Tavares disse:

    Ciro,
    Estou pensando em colocar piso laminado nos quartos de minha casa. Já nivelei o contra piso está tudo ok, porém a duvida é: laminado tipo click ou colado. qual é melhor?

    Obrigado

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Vinícius, o colado tem mais estabilidade e a cola ajuda a impermeabilizar as bordas.

  128. Maria Cristina Marques disse:

    Olá Ciro, gostaria de trocar meu piso que é durafloor. Só que quando comprei meu apartamento a 8 anos o piso já estava instalado havia 2 anos e os armários já colocados por cima dele, como não pretendo trocar os armários gostaria de saber se há a possibilidade de trocar os piso mesmo assim?
    Antecipadamente agradeço sua ajuda e atenção. Seu trabalho de esclarecimento a respeito de pisos é muito bom.
    Abraço
    Cristina

    1. Ciro Miranda disse:

      Obrigado Cristina,
      se eu entendi bem o problema é que os armários estão travando o piso antigo, seria isso?
      Se for esse o caso, corte o piso velho no contorno dos armários e instale o piso novo usando o perfil piso-parede na divisa com os armários.

  129. Gianni disse:

    Olá Ciro! Estou construindo minha casa e queria colocar piso laminado porque não quero piso frio. Porém a casa fica num terreno íngreme (tipo um pé e de barranco) e o contrapiso é de cimento. Posso ter problemas de umidade causando estufamento no piso?

    1. Ciro Miranda disse:

      Pode sim Gianni, a menos que você faça uma impermeabilização do contrapiso e instale um filme plástico por baixo da manta.

  130. karina disse:

    Ola, minha duvida é a seguinte: eu gostaria de cobrir o piso Tenebrooooooossssssoooo da cozinha da minha casa q é alugada . Queria usar o piso vinilico com cola, mas minha duvida é q se depois q eu sair dessa casa e a dona quiser o piso feio de volta , ao retirar ovinilico ele danificaria o piso feio debaixo? E daria pra eu reutilizar o piso vinilico em outro lugar? Obrigada

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Karina,
      tem alguns probleminhas…
      1-o vinílico não é apropriado para áreas molhadas. A menos que a junta seja soldada a quente;
      2-a cola não vai sair do piso de baixo;
      3-não vai dar pra aproveitar o piso;
      Sinto muito…rsrs

  131. Luciane Ceconi disse:

    Tenho uma duvida: quero colocar uma lareira de concreto sobre o piso. Será que ele suporta o peso e o calor ?
    Obrigada pelo esclarecimento.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Luciane,
      Com relação ao peso, irá aguentar desde que a carga esteja distribuída. Se a lareira tiver pezinhos provavelmente irá danificar o piso. Mas se você apoiá-la sobre uma chapa de MDF a carga será distribuída e não terá problema.
      Com relação ao calor, eu não ponho minhas mãos no fogo. Mas veja este vídeo mostrando a resistência a chamas do piso laminado e veja o que você acha (http://www.youtube.com/watch?v=uOrmLotlnlg). Abs!

  132. Rubens disse:

    Bom dia,
    Onde posso adquirir os acessorios, eucafix e cantoneiras para montar um painel??
    Estou na cidade de São Paulo e na loja onde adquiri meu piso, não existe qualquer tipo de acessorio a venda.
    Obrigado,

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Rubens,
      Você provavelmente irá encontrar na Leroy Merlin. Veja neste link http://www.leroymerlin.com.br/presilha-parede-p-piso-eucafloor-aco-cromado-c-50un-eucafix_87469655
      Abs!

  133. Sergio Wagner disse:

    Ciro,Bom dia!
    laminado na parede, achei a ideia bem interessante, porém, as paredes que pretendo por, tem aparecido umidades ascendente, fiz 2 vezes serviços de impermeabilização, mas sempre aparecem pontos com bolhas. Qual é sua opinião se eu revestir essas paredes com laminado.

    At
    Sergio

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Sérgio,
      A instalação do laminado é feita sem que o mesmo encoste na parede, no entanto, o vapor de água proveniente da umidade poderá se condensar no laminado, causando danos com o tempo.
      Recomendo a você que faça um trabalho de impermeabilização eficaz antes de instalar o laminado. Qualquer dúvida é só perguntar.
      Abs!

  134. Patrick Barbosa disse:

    Olá, recentemente tive um problema de “alagamento” em meu quarto e acredito que infiltrou água embaixo do meu piso (piso laminado eucafloor prime). O fato aconteceu ontem no final da tarde e assim que vi o ocorrido removi toda a água. Hoje durante o dia deixei janelas e portas abertas para arejar o ambiente e gostaria de saber o que devo fazer para evitar maiores problemas, se é que existe algo a fazer. Obrigado pela ajuda e a atenção.

    1. Ciro Miranda disse:

      Olá Patrick,
      Sua situação é realmente complicada, pois se tiver água acumulada em baixo do laminado não irá evaporar facilmente e poderá inchar o piso.
      O que posso te recomendar (por sua conta e risco) é retirar algumas réguas para que a água tenha por onde escapar. Mas como seu piso é colado você irá perder as réguas que retirar, portanto só faça isto se tiver réguas reservas do seu piso. Caso decida por fazer a retirada das réguas siga as instruções deste post: http://www.meupisolaminado.com.br/conservacao/como-restaurar-piso-laminado/

      Espero ter ajudado. Abs!

      1. Patrick Barbosa disse:

        Ciro, obrigado pela dica! Acho que vou arriscar retirar as réguas sim. Valeu. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>